Prova do 2024 - Analista de Tecnologia da Informação / Área: Governança de TI - Prova COMAGSUL - Questões Comentadas

Limpar Busca

No texto "A Matemática do Troco no Ônibus", o autor narra uma situação que envolve um conflito sobre o troco da passagem. A cobradora sugere que a passageira pague cinco reais "para facilitar" e, ao perceber que não possui moedas para devolver o troco exato, utiliza uma resposta com humor e impaciência. Com base na interpretação do texto, assinale a alternativa que melhor descreve o efeito de sentido criado pela resposta da cobradora ao mencionar "abracadabra".

  • A A palavra "abracadabra" expressa a boa vontade da cobradora em buscar uma solução criativa e amigável para atender à passageira, apesar da falta de moedas;
  • B A expressão "abracadabra" reforça o tom de humor e impaciência da cobradora, sugerindo a impossibilidade de realizar um "milagre" para resolver o problema do troco;
  • C A expressão "abracadabra" é usada pela cobradora para indicar que poderia conseguir troco rapidamente, caso tivesse mais tempo ou ajuda;
  • D A expressão "abracadabra" é utilizada pela cobradora para demonstrar uma solução prática e rápida para o problema de troco, buscando resolver a situação.

Qual das alternativas a seguir exemplifica corretamente a função de coesão referencial em um texto narrativo?

  • A “O cachorro correu rapidamente. Ele estava feliz”;
  • B “O cachorro correu rapidamente. A felicidade era evidente”;
  • C “O cachorro correu rapidamente. Além disso, a corrida foi longa”;
  • D “O cachorro correu rapidamente. A corrida continuou por horas”.

Há uma série de frases do cotidiano que carecem de lógica. Assinale a única frase abaixo que está integralmente coerente.

  • A Pediu ao garçom que lhe trouxesse uma salada de legumes, mas que não pusesse batata;
  • B Decidiu que pagaria a televisão que o filho comprara, numa parcela única;
  • C A atriz suicidou-se e foi tirada da banheira desacordada;
  • D O menino fez a ponta do lápis para que pudesse escrever melhor.

De acordo com emprego correto da crase, analisar os itens.

I. De manhã, apreensivo, Heitor estava à espera do resultado dos exames.
II. Bianca está decidida à preparar uma festa de aniversário em homenagem às filhas.
III. O palestrante fez referência àquelas mulheres que sofrem com o machismo no dia a dia.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I;
  • B Apenas no item II;
  • C Apenas nos itens I e III;
  • D Apenas nos itens II e III.

Abaixo encontra-se um trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, onde é possível observar a necessidade ou não do uso da crase. Indique as formas corretas:

"Foi __ missa das cinco; eu ia __ das seis."

  • A à, à;
  • B a, a;
  • C à, a;
  • D a, à.