Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Santa Luzia

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Segundo o parágrafo único do Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica” (BRASIL, 1996), deve se apoiar em três fundamentos.

De acordo a LDB, assinale a alternativa em que não se tem esses fundamentos.

  • A Presença de sólida formação básica que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
  • B Associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
  • C Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica.
  • D Aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e em outras atividades.

De acordo com o Regimento Escolar da Rede Municipal de Ensino de Santa Luzia (2012), no que se refere ao Conselho de Classe, é incorreto afirmar:

  • A O conselho de classe é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos.
  • B O conselho de classe tem por objetivo regular o processo de ensino e de aprendizagem, intervindo na relação professor-aluno de modo a monitorar o cumprimento dos planos de ensino e de aula.
  • C A presidência do conselho de classe está a cargo do diretor, que, em sua falta ou impedimentos, será substituído pelo vice-diretor, sendo esse conselho coordenado pelo supervisor pedagógico.
  • D Uma das finalidades do conselho de classe é a de estabelecer planos eficazes de recuperação dos alunos, em consonância com o plano pedagógico do estabelecimento de ensino.

Karagiannis, Stainback e Stainback (1999) discutem sobre os fundamentos do ensino inclusivo em relação aos benefícios para os alunos, para os professores e para a sociedade.

Na perspectiva do ensino inclusivo defendido por esses autores, é incorreto afirmar:

  • A A rede de apoio, componente organizacional, é considerada como um dos componentes práticos interdependentes nesse ensino.
  • B Geralmente, um maior tempo dos alunos com deficiência em ambientes inclusivos influencia na melhoria do seu desempenho nas esferas educacional, social e ocupacional.
  • C No ensino inclusivo, deve-se levar em questão a oferta aos alunos dos serviços de que precisam, propiciando experiências educacionais adequadas e ferramentas e técnicas especializadas das quais necessitam, independentemente de qual ambiência for.
  • D Quando as escolas realizam a inclusão de todos os alunos, propiciam o respeito à igualdade e a promovem como um valor na sociedade, tendo como resultados a paz social e a cooperação.

Para Perrenoud (1999, p. 10), “a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo, constantemente na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades”.

Conforme o autor, poderá ocorrer ruptura da avaliação da lógica formativa com a da lógica seletiva caso a avaliação formativa não evolua para

  • A desenvolvimento de competências.
  • B predomínio de percursos coletivos.
  • C trabalho por situações-problema.
  • D pedagogias diferenciadas.

O ato de ensinar transcende a simples transmissão de conhecimento. Ao propor um programa de ensino-aprendizagem esportivo, o professor planeja e planifica os métodos, as fases e os objetivos de cada etapa. Porém, ao lidar com crianças, defronta-se com o desenvolvimento do ser.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. O ideal da iniciação esportiva, seja ela multi ou unidisciplinar, estando ou não em um ambiente de educação formal, é que ela desenvolva nas crianças características que lhe permitam interiorizar e gostar do esporte,

PORQUE

II. as crianças não são, na sua natureza,generalistas: elas são especialistas. Se, futuramente, o aluno quiser seguir uma carreira esportiva de forma profissional, então este tem que ter recebido uma bagagem física e psicológica que o sustente nessa vontade.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

  • A As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.