Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Linhares

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O Ensino Fundamental, de frequência compulsória, é uma conquista resultante da luta pelo direito à educação ao longo dos dois últimos séculos por diferentes grupos sociais, entre os quais setores populares; a educação como processo de desenvolvimento do potencial humano garante o exercício dos direitos civis, políticos e sociais. Esse direito está associado:

  • A à construção de uma escola de qualidade.
  • B ao direito de ir e vir de todo cidadão.
  • C à matrícula imediata no ano desejado.
  • D ao exercício da cidadania.
  • E à escola com técnicas inovadoras.

De acordo com os Fundamentos e diretrizes da educação de jovens e adultos, este segmento (Educação de Jovens e Adultos - EJA), voltado para a garantia da formação integral, abrange:

  • A da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, sendo pautada pela inclusão e pela qualidade social.
  • B da educação infantil às diferentes etapas do ensino fundamental, sendo pautada pelo trabalho não discriminatório seja de raça ou de posição social.
  • C do início do ensino fundamental até o ensino médio, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade.
  • D da educação infantil à educação superior, de forma inclusiva, sendo pautada pela inclusão e pela qualidade social.
  • E da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, sem considerar cor, credo ou condição social.

Leia o trecho a seguir - extraído do documento Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.


“(...)Intensificando o processo de ________e buscando a universalização do atendimento, as escolas públicas e privadas deverão, também, contemplar a melhoria das condições ________e de permanência dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas classes comuns do ensino regular. Os recursos de acessibilidade, como o nome já indica, asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência e mobilidade reduzida, por meio da utilização_________, dos espaços, mobiliários e equipamentos, _____________, dos transportes e outros serviços.(...)


O termos que completam corretamente o texto são, respectivamente:

  • A alfabetização/ de ensino/ de materiais didáticos/ dos sistemas de saúde e previdência.
  • B divulgação/ de matrícula/ de materiais didáticos/ dos sistemas de comunicação e informação.
  • C inclusão/ de acesso/ de materiais didáticos/ dos sistemas de comunicação e informação.
  • D inclusão/ de acesso/ de ingresso no sistema/ dos sistemas de comunicação e informação.
  • E matrícula/ de acesso/ de materiais didáticos/ dos sistemas de saúde e previdência.

Observe o trecho extraído do documento Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.


(...) Com o objetivo de ampliar o acesso ao currículo, proporcionando independência aos educandos para a realização de tarefas e favorecendo a sua autonomia, foi criado, pelo Decreto nº 6.571/2008, o atendimento educacional especializado aos alunos da Educação Especial, posteriormente regulamentado pelo Parecer CNE/CEB nº 13/2009 e pela Resolução CNE/CEB nº 4/2009. Esse atendimento, a ser expandido gradativamente com o apoio dos órgãos competentes, não substitui a escolarização regular, sendo complementar a ela. Ele será oferecido no contraturno, e implementado por professores e profissionais com formação especializada, de acordo com plano de atendimento aos alunos, que identifique suas necessidades educacionais específicas, e que defina os recursos necessários e as atividades a serem desenvolvidas. Este atendimento será oferecido:

  • A dentro do horário e na unidade escolar do aluno.
  • B em salas de recursos multifuncionais.
  • C fora do horário de estudo do aluno e na unidade escolar do aluno.
  • D em toda a rede de saúde do município em que o aluno reside.
  • E em toda a rede de assistência social do município em que reside o aluno.

A inclusão ainda é um desafio, uma construção permanente, que implica em práticas pedagógicas inovadoras que visam o sucesso de aprendizagem de todos os alunos; a escola inclusiva acredita no desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, e tem algumas estratégias que ajudam no trabalho do corpo docente e na aprendizagem dos alunos como:


I- tem como eixo que toda criança é capaz de aprender.

II- garante tempo e condições para que todos possam aprender de acordo com as possibilidades de cada um.

III- abre espaço para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico sejam exercitados por alunos, professores, gestores e funcionários da escola.

IV- forma e estimula continuamente o professor, que é o responsável pela aprendizagem dos alunos.

V- tem na avaliação escolar o caráter classificatório, através de notas e provas mais fáceis e acessíveis, que garantam o processo de ensino e aprendizagem.


Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:

  • A I, II, III e IV.
  • B I, II, III e V.
  • C II, III e IV.
  • D II e IV.
  • E III e V.