Questões comentadas de Concursos da Prefeitura de Paraíso

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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), em seu Artigo 33, estabelece normas para a oferta de ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental no Brasil.
Considere as afirmativas apresentadas a seguir relacionadas a essa temática. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(_)O ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental é facultativo e integra a formação básica dos alunos, respeitando a diversidade cultural e religiosa do Brasil, sem permitir qualquer forma de proselitismo.
(_)Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
(_)Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F - V - V
  • B V - V - V
  • C V - F - V
  • D V - V - F

Com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil, incluindo agora as crianças de seis anos, surge a discussão sobre qual seria o melhor ambiente educacional para elas: a Educação Infantil ou o Ensino Fundamental. Defendemos que os direitos sociais dessas crianças devem ser assegurados e que o trabalho pedagógico deve respeitar a singularidade de suas ações, além de garantir o direito à brincadeira e à produção cultural, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.
Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:

I.É essencial assegurar que as necessidades de aprender e brincar das crianças sejam atendidas, com planejamento e acompanhamento dos adultos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
II.A inclusão de crianças de seis anos no Ensino Fundamental exige um diálogo institucional e pedagógico entre essas etapas e a criação de alternativas curriculares claras.
III.Com essa ampliação, o Ensino Fundamental para crianças de seis anos deve priorizar exclusivamente o desenvolvimento cognitivo, uma vez que a Educação Infantil já cumpriu a função lúdica e social de preparo.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.

A alfabetização no ensino fundamental é essencial para o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e interpretação, fundamentais para o aprendizado em todas as áreas do conhecimento. Alfabetizar na idade certa permite às crianças construir uma base sólida para o desenvolvimento cognitivo e fortalece sua capacidade de comunicação, expressão de ideias e interação social. Ao adquirir a habilidade de ler e escrever, as crianças passam a ter acesso a novas informações e a desenvolver o pensamento crítico, tornando-se cidadãos ativos e conscientes.
A Lei nº 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), reforça a importância desse processo por meio da Meta 5, que estabelece:

  • A o objetivo de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, visando uma formação básica que potencialize o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais.
  • B a universalização da Educação Infantil para todas as crianças, garantindo a conclusão da alfabetização até o final do 2º período desse ciclo, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades.
  • C a implementação de programas de leitura obrigatórios, voltados exclusivamente para o desenvolvimento de habilidades avançadas de interpretação textual a partir do 2º ano do ensino fundamental.
  • D a garantia de que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 1º ciclo do Ensino Fundamental, com a inclusão de atividades culturais e esportivas que complementem a formação.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a prioridade pedagógica deve ser oferecer aos alunos variadas oportunidades de apropriação do sistema de escrita alfabética. Esse processo deve estar ligado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e escrita, além de incentivar práticas diversificadas de letramento. Conforme o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, a exposição a conteúdos amplos e variados amplia a visão de mundo das crianças e promove uma prática de leitura e escrita mais significativa.
Diante disso, é CORRETO afirmar que a ação pedagógica, nessa fase, deve focar:

  • A na exploração do universo lúdico, permitindo que as crianças aprendam por meio de jogos e brincadeiras, que tornam o aprendizado mais atraente e significativo, além de desenvolverem a imaginação e a criatividade.
  • B na alfabetização, proporcionando aos alunos um ambiente rico em experiências de leitura e escrita e articulado ao conhecimento de outras áreas, garantindo um desenvolvimento amplo.
  • C na interação cultural, proporcionando aos alunos o contato com diferentes tradições, histórias e expressões culturais que ampliem suas perspectivas e fortaleçam sua formação cidadã.
  • D na socialização de leituras diversas, envolvendo os alunos em práticas que associem o aprendizado da leitura e da escrita com a construção de significados e o conhecimento de outras áreas.

A concepção de ensino proposta por Vygotsky defende que a introdução de novos conceitos na escola não depende da presença de certas capacidades intelectuais previamente desenvolvidas nos alunos. Para ele, embora exista um limiar mínimo necessário para que determinado aprendizado possa começar, também é preciso considerar um limiar superior, que indica o potencial de desenvolvimento dos alunos. A ideia de "prontidão para a alfabetização" serve como exemplo para ilustrar essa crítica de Vygotsky, ao valorizar o papel das interações em sala de aula como propulsoras de avanços contínuos no aprendizado. Com essa ideia, Vygotsky amplia:

  • A a noção de desenvolvimento, considerando que as interações sociais estão na origem de todas as funções psicológicas superiores, reconhecendo o ambiente coletivo como fundamental no aprendizado.
  • B a ideia de que as habilidades linguísticas são os únicos elementos necessários para o avanço acadêmico, com foco especial no domínio da fala e da escrita como pré-requisitos essenciais.
  • C a importância da aquisição de conhecimentos pré-existentes, que considera o desenvolvimento como resultado direto de habilidades herdadas e capacidades inatas, sem a interferência do meio social.
  • D a concepção de maturidade intelectual, destacando que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma autônoma e independente das influências externas, sendo guiado pela capacidade individual de cada aluno.