Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Itabira

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De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (PcD), as avaliações nesses indivíduos serão biopsicossociais e realizadas por equipe multiprofissional e interdisciplinar, devendo considerar, EXCETO:

  • A Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
  • B Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.
  • C A facilidade para o desempenho das atividades.
  • D A restrição de participação.

O projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para definir a prática escolar, deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se certos aspectos. NÃO é um dos aspectos mencionados:

  • A Atitude favorável da escola para tornar inflexível o processo de ensino-aprendizagem, de modo a homogeneizar as diferenças individuais dos alunos.
  • B Identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação.
  • C Adoção de currículos abertos e propostas curriculares diversificadas.
  • D Flexibilização quanto à organização e ao funcionamento da escola, para atender à demanda diversificada dos alunos.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), a idade que se deve considerar um indivíduo como criança e adolescente respectivamente DEVE ser:

  • A Doze anos incompletos e entre doze e dezoito anos.
  • B Onze anos incompletos e entre onze e dezoito anos.
  • C Treze anos incompletos e entre treze e dezoito anos.
  • D Quinze anos incompletos e entre quinze e dezoito anos.

Leia e analise as afirmativas a seguir: I- O tema da segurança na escola, hoje mais presente que nunca no cotidiano e na literatura especializada, tem íntima relação com outro, que atormenta dia e noite nossa sociedade: o da violência. Os noticiários de jornais e TV, as rodas de conversas de todas as classes sociais parecem se ocupar cada vez mais com os registros e comentários sobre todo tipo de violência e insegurança. II- A escola, por se situar num espaço urbano cada vez mais populoso e conturbado, acaba sendo também uma vítima das violências da sociedade. Mas ela também contém, em si mesma, relações de força nem sempre harmônicas, que geram violências internas, contribuindo para comprometer a segurança que deveria ser uma de suas características básicas. III- Um exemplo muito recente da construção do conceito de segurança refere-se ao trato com os bebês. Na onda de industrialização que tomou conta dos séculos XIX e XX, inventaram-se os “leites artificiais”, como substitutos mais científicos do leite materno e mais adequados ao preparo de mamadeiras, a que as crianças poderiam ter acesso, independentemente da presença das mães. As consequências dessa luta de forças entre a sede do lucro de empresas e a conduta biologicamente correta, longamente preparada pela evolução da natureza e da sociedade, evidenciaram-se com a “insegurança” da saúde dos bebês, ou seja, com o aparecimento de doenças físicas e psicológicas causadas pela falta do aleitamento materno. Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

  • A I apenas.
  • B I e II apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.

É INCORRETO afirmar que a Educação Física, dentro do que se propõem nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a área do conhecimento que:

  • A Introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento.
  • B Tem como finalidades o lazer e a expressão de sentimentos.
  • C Tem como finalidade o tratamento tradicional dos conteúdos que favorece os alunos que já têm aptidões.
  • D Tem como finalidade a manutenção e a melhoria da saúde.