Questões de Porcentagem (Matemática) Página 1

No ano de 2018, a Central 156 da Prefeitura de Curitiba registrou 426 mil pedidos de serviços e informações. Sabendo que esse número de pedidos é 211% a mais que o número registrado no ano anterior, qual dos números abaixo mais se aproxima do total de pedidos registrados no ano de 2017?
  • A 137 mil.
  • B 202 mil.
  • C 245 mil.
  • D 289 mil.
  • E 384 mil.

Leia o texto a seguir.


A Netflix superou sua estimativa de crescimento e adicionou 8,712 milhões de assinantes ao serviço de streaming, no último trimestre de 2018, um aumento de 32% em relação ao número de assinantes que foram adicionados no mesmo período do ano anterior. A empresa esperava adicionar, no último trimestre de 2018, 7,6 milhões de pessoas.

Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheirol> . Acesso em: 5 jan. 2019. (Adaptado).


De acordo com os dados apresentados, se o número de usuários adicionados, no último trimestre de 2018, fosse exatamente o número esperado pela empresa, então, a taxa de crescimento do número de usuários que foram adicionados no último trimestre de 2017 para o número de usuários adicionados no último trimestre de 2018 seria, aproximadamente, igual a

  • A 15%.
  • B 17%.
  • C 32%.
  • D 47%.
No ano de 2018, a Central 156 da Prefeitura de Curitiba registrou 426 mil pedidos de serviços e informações. Entre as demandas por serviços, a coleta de resíduos liderou o ranking, com 107 mil registros. Na sequência, figuraram os pedidos por iluminação pública (64 mil), trânsito (43 mil), podas de árvores (18 mil) e abordagem social de rua (17 mil). Logo, é correto afirmar que:
  • A as solicitações de abordagem social de rua corresponderam a quase 4% do total de pedidos registrados no ano.
  • B os pedidos referentes a coleta de resíduos e poda de árvores representaram quase 20% do total dos pedidos.
  • C mais da metade dos pedidos de serviços se concentraram na coleta de resíduos, iluminação pública e podas de árvores.
  • D os pedidos de coleta de resíduos superam a soma de todos os pedidos por outros tipos de serviços.
  • E em torno de 19% dos pedidos de serviços se concentraram em abordagem social de rua e trânsito.
No ano de 2018, a Central 156 da Prefeitura de Curitiba registrou 426 mil pedidos de serviços e informações, e o índice de satisfação foi de 79% dos usuários. Suponha que as metas para 2019 sejam: a) ampliar o número de atendimentos em 15%, em relação a 2018; e b) aumentar o índice de satisfação dos usuários para 82%. Se essas metas forem atingidas, qual será o número mínimo de usuários satisfeitos?
  • A 303.756.
  • B 387.021.
  • C 401.718.
  • D 440.910.
  • E 451.749.

Certa mercadoria teve seu preço A aumentado em 25%, gerando o preço B. Posteriormente, sobre o preço B, houve um desconto de 25%, gerando o preço C. O preço C, comparado ao preço inicial A, é:

  • A Igual.
  • B 10% menor.
  • C 12,5% maior
  • D 6,25% menor
  • E 8,45% menor.