Questões de Arte Educação (Artes Plásticas)

Limpar Busca
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Quarto em Arles, 1888. Disponível em: https://arteref.com/pintura/10- das-obras-mais-famosas-de-van-gogh/

Quarto em Arles (1888) de Van Gogh (1853-1890) é reproduzida em sala de aula com o objetivo de desenvolver nos estudantes a prática de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. Na prática, a técnica de cópia com foco em mobiliares domésticos mostra-se presente, destacando a beleza e a simplicidade do cotidiano. Entretanto, para além da técnica e apesar de sua importância na história da arte, sabe-se, a partir da biografia do artista, que ele não tinha
  • A habilidade com proporção, considerando as desproporções dos mobiliários.
  • B noção de perspectiva, pois não há um ponto de fuga.
  • C senso estético apurado, devido ao fato de as cores não dialogarem entre si.
  • D reciprocidade amorosa, pois era um artista incompreendido e solitário.
  • E amadurecido ainda, visto que não sabia o que queria pintar.

Vários estudiosos do ensino das artes plásticas refletiram sobre suas práticas para essa leitura com diferentes grupos de aprendizes da arte e chegaram a algumas metodologias específicas:

I. Edmund Burke Feldman, em 1970 propôs o método comparativo de análise em que apresenta: algumas coisas para ver, alguns problemas, algumas possibilidades e o que você pode fazer. Seu processo de leitura envolve a descrição, a análise e a interpretação e o julgamento da obra de arte.
II. Robert Willian Ott apresenta cinco estágios, que têm sido usados em alguns museus: 1) descrevendo; 2) analisando; 3) interpretando; 4) fundamentando e 5) revelando, quando o leitor é convidado a também se expressar.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item II.
  • C Em nenhum dos itens.
  • D Em ambos os itens.

No que se refere às relações entre arte, educação e cultura, bem como à pluralidade cultural, julgue o item seguinte. 

Ao propor atividades de transversalidade em arte, abordando manifestações artísticas de diferentes grupos étnicos, é importante que o professor contextualize seu significado para o grupo étnico ou cultural que produziu tais manifestações, para que o assunto não seja tratado como folclore.

  • Certo
  • Errado

A música é simultaneamente uma expressão individual e coletiva, resultante da interação entre práticas artísticas e os valores culturais de um determinado grupo. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

1.(__)A música reflete e reforça identidades étnicas, religiosas, regionais e de gênero. Exemplos incluem o jazz como símbolo da resistência afro-americana ou o samba como marca identitária do Brasil.
2.(__)Em muitas sociedades, a música está associada a práticas rituais, cerimônias religiosas e eventos comunitários. Os cânticos indígenas ou mantras budistas são exemplos de música que transcendem o entretenimento e conectam o indivíduo ao sagrado.
3.(__)A música, especialmente em contextos tradicionais, é um meio de transmissão de histórias, mitos e conhecimentos de geração em geração.

A sequência CORRETA é:

  • A 1.F, 2.V, 3.F.
  • B 1.V, 2.V, 3.F.
  • C 1.V, 2.F, 3.F.
  • D 1.F, 2.V, 3.V.
  • E 1.V, 2.V, 3.V.

No que se refere às relações entre arte, educação e cultura, bem como à pluralidade cultural, julgue o item seguinte. 

Trabalhar a pluralidade cultural no âmbito do ensino de arte nas escolas propicia aos alunos o conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos, possibilitando a promoção de sua autoestima e contribuindo para a formação de autodefesas a expectativas indevidas que lhes poderiam ser prejudiciais.

  • Certo
  • Errado