Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Formoso

Limpar Busca

O título do texto promove uma:

  • A reflexão sobre o fato de não haver receitas para o processo educacional.
  • B crítica em relação ao modo como a vida é apresentada na escola.
  • C análise acerca das transformações sociais.
  • D diferenciação entre viver e dizer como viver.

O argumento que melhor defende a tese da autora de que, atualmente, está muito difícil educar os filhos é a:

  • A crise de autoridade, provocada pela dificuldade dos pais em dizer “não” e o excesso de atividades dos filhos.
  • B transformação no mundo que a escola tem acompanhado, ignorando a relação entre pais e filhos.
  • C dificuldade dos pais em criar um mundo perfeito para seus filhos, mesmo que competitivo.
  • D sobrecarga de tarefas dos filhos e a manutenção dos ensinamentos dos avós.

Na sequenciação das ideias da entrevistada ao responder a segunda pergunta, a construção “Se analisarmos o nosso panorama político nas últimas décadas, percebemos que nem as autoridades políticas são respeitadas mais”.

  • A introduz condição importante para compreender a problemática da crise da autoridade.
  • B nega a informação apresentada sobre os efeitos da crise da autoridade na educação.
  • C conclui a ideia anterior quanto a maneira de ensinar diante da crise da identidade.
  • D resume as ideias do texto em relação a crise da autoridade.

O registro linguístico usado na construção do texto:

  • A apresenta léxico e sintaxe da norma culta, atingindo o público acadêmico-científico.
  • B aproxima leitor e conteúdo contemporâneo por meio do uso da linguagem coloquial.
  • C utiliza uma linguagem formal e rebuscada em conformidade com a retórica jornalística.
  • D atende às exigências do gênero do discurso científico, interlocução e linguagem técnica.

No segundo parágrafo, a repetição do termo de negação:

  • A indica o egoísmo dos pais ao dizerem “não” para os filhos.
  • B enfatiza o medo dos pais em serem o motivo da frustação dos filhos.
  • C defende a ideia de simplificação das coisas, dizendo “não” aos filhos.
  • D apresenta a complexidade que envolve ter sempre que descordar dos filhos.