Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Crato

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Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) os itens abaixo.


I. Ética e cidadania são concebidas na educação quando os agentes educativos reconhecem os valores, considerando-os e promovendo um exercício profissional que inclua ações humanizadoras.

II. As competências socioemocionais sugerem a construção de habilidades que promovam desenvolvimento pessoal, sendo adquiridas no processo de interação familiar, social, educacional e profissional.

III. O desenvolvimento das habilidades sociomocionais requer planejamento de aulas dinâmicas, aos qual os educadores possam incentivar aos alunos a autopercepção, a autorresponsabilidade, a autonomia, bem como a sensibilidade ao entorno (comunitário e social). Entretanto, tais atividades promovem atrasos no conteúdo sistemático e científico, sendo estes prioritários.

IV. A relação entre o educador e o aluno, deve ser fundamentada na lógica verticalizada. Os professores possuem domínio do conhecimento adquirido e repassa a instituição de ensino sem a necessidade de treinamentos específicos.


Marque a opção com a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V, F, F, V
  • B F, F, V, F
  • C V, V, V, F
  • D F, V, F, F
  • E V, V, F, F
Leia atentamente o trecho a seguir e responda o que se pede:
"QUEBRAR OS HÁBITOS
Encontro numa folha de papel antiga umas frases em inglês, e de novo vejo que esqueci de anotar o nome do autor. Traduzo: ’Mas os grandes não podem guiar sua vida por você. Você precisará de um novo inventário de suas horas, de uma classificação mais severa do que vale a pena fazer e do que é simples passatempo. Precisará compreender que é frequentemente tão importante quebrar um bom hábito como quebrar um mau. Todos os hábitos são suspeitos’." (FONTE: LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 434.)
Sobre o uso da pontuação, podemos afirmar que:
  • A O emprego de dois pontos antes da citação do autor desconhecido é um recurso puramente gramatical, sem implicações estilísticas.
  • B Pode-se afirmar que, em razão da afinidade intelectual entre a autora e o autor, aquela se esforça por manter um registro semelhante ao deste.
  • C Lispector se permite cometer deslizes de pontuação, justificáveis no tom despretensioso da crônica de jornal.
  • D Por se tratar de um gênero canônico, de circulação estritamente impressa, a crônica exige, tanto de Lispector quanto do autor que ela cita, a observância das normas ortográficas, sobretudo de pontuação.
  • E O emprego de dois pontos antes da citação do autor desconhecido é um recurso puramente estilístico, sem implicações ortográficas.
Fatorando o polinômio x3 + 2x2yxy − 2y2 encontramos:
  • A (x + y) (x2 − 2y)
  • B (x − 2y) (x + y2 )
  • C (x2y) (x + 2y)
  • D (x − 2y) (x − y2 )
  • E (x2y) (x + y2 )
No livro Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo (1999), Tomaz Tadeu da Silva, afirma que a partir das teorizações críticas de base marxista, a questão da desigualdade - tomada como fenômeno vinculado à injustiça - se estabeleceu nesse campo de discussão. A preocupação em compreender, na perspectiva de transformar, os contextos através dos quais a escola atuava de forma discriminatória em relação às classes trabalhadoras mobilizou a produção de autores das denominadas teorias críticas, como Bordieu, Passeron, Michel Apple, Paulo Freire, por exemplo, e de correntes de pensamento como a Nova Sociologia da Educação.
Com as teorias críticas aprendemos que o currículo é:
  • A Um espaço de poder.
  • B Um espaço exclusivamente técnico.
  • C Um espaço obrigatoriamente de repetição.
  • D Um espaço por excelencia dos saberes clássicos.
  • E Um espaço unicamente para os saberes estabelecidos pelos documentos legais.
Assinale a alternativa correta, considerando que, no texto da questão anterior:
  • A o verbo responder tem sua flexão determinada pelo substantivo situações.
  • B o verbo caracterizar tem sua flexão determinada pelo substantivo textos.
  • C o verbo priorizar tem sua flexão determinada pelo substantivo textos.
  • D o verbo priorizar tem sua flexão determinada pelo substantivo usos.
  • E o verbo responder tem sua flexão determinada pelo substantivo exigências.