Questões de Música

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A respeito da tessitura das vozes, assinale a alternativa correta.

  • A S - C2 a Eb3 / A - Gb2 a G3 / T - D1 a Eb2 / B - Eb1 a Ab2
  • B S - C3 a Eb4 / A - G2 a G3 / T - D2 a Eb3 / B - Eb1 a Ab2
  • C S - C3 a E4 / A - G2 a G3 / T - D2 a E3 / B - E1 a A2
  • D S - C2 a E3 / A - Gb2 a G3 / T - D1 a E2 / B - E1 a A2

Acerca dos tons vizinhos diretos, indiretos e homônimos da tonalidade principal da obra acima, analise as afirmativas.
I- São tons vizinhos diretos: fa m, sol m, Mi bM e o tom homônimo Do M. II- São tons vizinhos diretos: La bM e Si bM e o tom homônimo Mi bM. III- São tons vizinhos indiretos: La bM e Si bM e um dos tons vizinhos diretos: Mi bM. IV- São tons vizinhos indiretos: fa m, sol m e o tom vizinho direto: Sol M.
Está correto o que se afirma em

  • A II e IV.
  • B I e II.
  • C III e IV.
  • D I e III.

Sobre o compositor da obra apresentada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Compositor do período barroco responsável pela escrita da importante obra “A Arte da Fuga”.

( ) Compositor austríaco responsável pela escrita de importantes óperas e sonatas.

( ) Compositor responsável por importantes obras vocais e instrumentais.

( ) Compositor, cravista, Kapellmeister, regente oriundo do Sacro Império Romano-Germânico.


Assinale a sequência correta.

  • A V, F, V, V
  • B F, V, F, F
  • C F, F, V, F
  • D V, V, V, V

Observe atentamente a partitura.



Considerando o seticlávio e a disposição das notas apresentadas, assinale a afirmativa correta.

  • A
  • B
  • C
  • D

Sobre a montagem brasileira da bossa nova e o protesto musical universitário, é INCORRETO afirmar:

  • A Foi dentro de um espírito de nacionalismo que os rapazes dos apartamentos de Copacabana, cansados da importação pura e simples da música norte-americana, resolveram também montar no Brasil um tipo de samba envolvendo procedimentos da música clássica e do jazz, ao mesmo tempo em que intelectualizavam as letras, o que explicaria o sucesso de parceiros cultos como o poeta Vinícius de Morais.
  • B A partir de fins de 1965, concorrendo já no mercado das cidades com o novo estilo musical institucionalizado pelos Beatles, os componentes da segunda geração da bossa nova lançam, por meio dos festivais de música popular, os primeiros produtos bem-sucedidos da nova fase sem quase mais nada de bossa nova: “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso; e “Domingo no Parque”, de Gilberto Gil.
  • C Os chamados sambas de participação ou sambas de protesto, contemporâneos à explosão da vida universitária verificada a partir de 1965, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, vinham atender a um propósito de protesto particular da alta classe média contra o rigorismo do regime militar instalado no país em 1964 e passaram a cantar, com certa necessidade de grandiloquência e tom épico, as belezas do futuro com dezenas de versos dedicados ao “dia que virá”.
  • D A partir de meados da década de 1950, os criadores da bossa nova invocariam aos poucos os elementos que justificariam o seu movimento: a música anticontrastante (cool jazz), a integração da voz do cantor à orquestra, melodia não diatônica (com base de balanço nas desacentuações), e esquematização rítmica em correspondência com os desenhos rítmicos da própria melodia, o que originaria a impressão de birritmia apelidada de violão gago.