Questões de Termos especiais (Música)

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Durante uma aula de educação musical, a professora apresentou aos alunos gravações do mesmo trecho musical executado por um violino, uma flauta e um piano, todos tocando exatamente as mesmas notas na mesma altura e intensidade. Ao final, questionou os alunos sobre o que tornava possível distinguir os instrumentos uns dos outros, mesmo que os parâmetros melódicos e rítmicos fossem idênticos. Diante desse cenário, é correto afirmar que a característica responsável por essa distinção sonora é:

  • A O timbre, que se refere à estrutura harmônica e às propriedades acústicas que tornam um som único, mesmo quando a altura e a duração são iguais.
  • B A intensidade sonora, que determina o volume e a força com que o som é emitido pelos instrumentos.
  • C A métrica, que define a organização temporal e rítmica das figuras musicais ao longo de um compasso
  • D A tessitura, que corresponde à extensão das notas que cada instrumento pode alcançar em uma composição.
  • E A armadura de clave, que determina as alterações fixas da tonalidade de uma peça e influencia a execução dos instrumentos.

Esse(a) compositor(a) e educador(a) musical desenvolve um trabalho centrado na improvisação e na sensibilização às diversas soundscapes, palavra que define como o “campo sonoro total, dentro do qual nos encontramos” e que é traduzida por paisagem sonora. Seu trabalho tem como objetivo desenvolver um ouvir cada vez mais ativo.

O autor do conceito de paisagem sonora é

  • A Hans-Joachim Koellreutter.
  • B Murray Schafer.
  • C Edgar Willems.
  • D Teca de Alencar Brito.
  • E Maura Penna.

Em uma peça clássica escrita em forma-sonata, após a seção de exposição, há uma passagem breve que conclui essa seção antes do início do desenvolvimento. Essa passagem finaliza o material temático sem introduzir novos temas, apenas reforçando o final da exposição. Ela é chamada de:

  • A Codetta.
  • B Abreviada.
  • C Vértice.
  • D Recapitulação.
Existem diferentes formas de aplicar estratégias de musicoterapia como intervenção musical, que encoraja o indivíduo a fazer uso de um “diálogo” musical improvisado, cantando ou tocando um instrumento para expressar seus pensamentos inconscientes. Quando há combinação entre os conceitos da psicanálise com o processo de criação musical, que inclui a busca da sua “identidade sonora musical”, ou seja, descreve sons externos que mais se aproximam do seu estado psicológico interno, trata-se de qual intervenção musical?
  • A Benezon.
  • B Comunitária.
  • C Nordoff-Robins.
  • D Cognitivo-comportamental.

A imagem abaixo representa:



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