Questões de Fórmula de Compasso (Música)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma ordem decrescente de hierarquia entre três estruturas do sistema métrico musical, associadas às suas respectivas funções.

  • A Andamento → fórmula de compasso → subdivisão •  Andamento: regula a velocidade da música em batidas por minuto, com base em uma figura de referência.
    •  Fórmula de compasso: determina o número de tempos por compasso e qual é a figura que representa a unidade de tempo.
    •  Subdivisão: fraciona internamente os tempos, indicando sua organização binária, ternária ou outras variações.
  • B Compasso → subdivisão → andamento
    •  Compasso: define a duração de cada figura rítmica.
    •  Subdivisão: indica a posição da fórmula de compasso.
    •  Andamento: organiza os tempos em unidades métricas.
  • C Subdivisão → compasso → andamento
    •  Subdivisão: determina o número de compassos por minuto.
    •  Compasso: organiza seções da música em frases regulares.
    •  Andamento: define quantas notas há por compasso.
  • D Fórmula de compasso → subdivisão → andamento
    •  Fórmula de compasso: regula a densidade sonora por compasso.
    •  Subdivisão: define o número de compassos por minuto.
    •  Andamento: indica a organização dos tempos por pulso.
  • E Andamento → subdivisão → compasso
    •  Andamento: organiza os compassos, com base no número de figuras.
    •  Subdivisão: determina a velocidade dos acentos.
    •  Compasso: define a frequência dos tempos por seção.

Observe as três levadas rítmicas apresentadas na imagem a seguir. Elas representam gêneros tradicionais da música brasileira.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base nas características rítmicas de cada uma delas, é correto afirmar que os gêneros e a ordem em que aparecem são:

  • A Frevo – Maracatu – Samba.
  • B Frevo – Samba – Baião.
  • C Maracatu – Baião – Frevo.
  • D Baião – Samba – Frevo.
  • E Frevo – Baião – Maracatu.

Se o excerto for executado exatamente como está escrito, quantas vezes ouviremos ataques simultâneos entre os dois pentagramas superiores?

  • A Duas.
  • B Três.
  • C Quatro.
  • D Cinco.
  • E Seis.

Se o excerto for executado exatamente como está escrito, quantas vezes ouviremos ataques simultâneos entre os dois pentagramas superiores?

  • A Duas.
  • B Três.
  • C Quatro.
  • D Cinco.
  • E Seis.

Considere os termos a seguir:

1. Poema sinfônico
2. Música espectral
3. Forma sonata
4. Concerto grosso
5. Música concreta

Reordene os termos por ordem cronológica ascendente, mantendo os algarismos correspondentes a cada termo, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de algarismos obtida.

  • A 2, 4, 1, 3, 5.
  • B 3, 1, 5, 4, 2.
  • C 3, 1, 2, 4, 5.
  • D 4, 2, 1, 3, 5.
  • E 4, 3, 1, 5, 2.