Questões de Fórmula de Compasso (Música)

Limpar Busca

Em uma análise rítmica, a escolha do compasso influencia diretamente a interpretação de uma peça musical. Qual seria o impacto mais provável de uma mudança de compasso de 4/4 para 3/4 em uma obra originalmente composta para o primeiro?

  • A O compasso 3/4 aumenta a intensidade e o volume de execução, uma vez que permite ao intérprete manter uma dinâmica mais rígida.
  • B A alteração para 3/4 intensifica o ritmo, pois passa a enfatizar a contagem em quatro tempos, o que confere maior estrutura rítmica à peça.
  • C A mudança para 3/4 remove a necessidade de um andamento definido, pois o compasso de três tempos estabelece automaticamente um tempo livre.
  • D A peça ganhará um caráter mais fluido e circular, já que o compasso ternário tende a criar uma sensação de movimento e leveza que difere da regularidade do compasso 4/4.

Júlia é violinista e acompanhará o violonista Paulo em um recital. Paulo utilizará um capotraste na terceira casa do violão, o que aumentará a afinação em um tom e meio. Considerando que Paulo usará as formas da tonalidade de Sol Maior, qual a tonalidade da partitura de Júlia?

  • A Ré Menor.
  • B Fá Menor.
  • C Dó Menor.
  • D Sol Maior.
  • E Si Bemol Maior.

Gisele toca um trompete afinado em Si Bemol. Jorge, seu violonista, vai acompanhá-la durante a execução de uma obra na tonalidade de Fá Sustenido Maior. Por saber que o trompete é um instrumento transpositor e está um tom abaixo da afinação padrão, Jorge decide alterar a afinação do violão para usar a mesma partitura de Gisele. Nesse caso, Jorge:

  • A Terá que descer meio tom em cada corda do violão.
  • B Terá que descer dois tons em cada corda do violão.
  • C Terá que descer um tom em cada corda do violão.
  • D Terá que descer dois tons em cada corda do violão e usar um capotraste na primeira casa.
  • E Terá que subir meio tom em cada corda do violão.

Alberto é violinista da orquestra de seu município e, por ocasião de um concerto, uma das obras contará com a participação de um trombonista. Sabendo que o trombone é um instrumento transpositor, está afinado em Ré, ou seja, um tom acima da afinação padrão, e a obra está em Si Bemol Menor, é correto afirmar que:

  • A A tonalidade da partitura de Alberto será Dó Maior.
  • B A tonalidade da partitura de Alberto será Fá Maior.
  • C A tonalidade da partitura de Alberto será Si Bemol Menor.
  • D A tonalidade da partitura de Alberto será Mi Menor.
  • E A tonalidade da partitura de Alberto será Lá Bemol Menor.

A textura musical refere-se à maneira como as diferentes linhas melódicas, harmônicas e rítmicas se inter-relacionam em uma composição. Entre as texturas musicais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente a textura homofônica?

  • A A combinação de múltiplas linhas melódicas independentes, cada uma com sua própria melodia e ritmo. Elementos básicos das linguagens artísticas.
  • B A combinação de sons aleatórios e sobrepostos, sem uma estrutura melódica definida.
  • C A utilização de uma única linha melódica, sem acompanhamentos harmônicos ou contramelodias.
  • D Uma única melodia acompanhada de acordes ou harmonias subordinadas, onde a melodia principal se destaca.