Questões de Acorde (Música)

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A harmonia musical é um dos elementos fundamentais da linguagem sonora e refere-se à organização simultânea de sons diferentes, formando acordes e progressões que sustentam a estrutura de uma composição. Em uma análise musical, esse elemento está diretamente relacionado à percepção de tensões, resoluções e ao encadeamento lógico entre os acordes. Com base nesse conceito, é correto afirmar que a harmonia:

  • A Trata-se da organização das alturas sonoras em sequência linear, dando origem à melodia principal.
  • B Refere-se ao ritmo da música, envolvendo a duração e a acentuação dos sons.
  • C É o conjunto de sons percussivos que dão base à estrutura rítmica de uma composição musical.
  • D É o elemento responsável pela combinação simultânea de sons, criando acordes e progressões que sustentam e enriquecem a melodia.
  • E Diz respeito à intensidade e variação de volume dos sons durante uma execução musical.

A música descritiva utiliza técnicas para evocar imagens ou sentimentos específicos. Qual dos recursos a seguir é mais característico de uma composição descritiva que busca retratar uma cena bucólica e pastoral?

  • A Aplicação de escalas pentatônicas e dissonâncias intensas para enfatizar a complexidade emocional da cena retratada.
  • B Emprego de acordes diminuídos e variações abruptas de dinâmica, simulando mudanças repentinas na paisagem sonora.
  • C Harmonias consonantes em andamento lento, frequentemente em tonalidade maior, para evocar serenidade e equilíbrio emocional.
  • D Alternância rápida de andamentos, criando uma sensação de previsibilidade que sugere a estabilidade do ambiente.

Priscila está cantando uma canção e percebe que é preciso subir a tonalidade em meio tom. Sabendo que a canção está em Dó Menor, é correto afirmar que:

  • A Basta colocarmos um capotraste na terceira casa e tocarmos a canção com as mesmas formas da tonalidade original.
  • B Basta acrescentarmos dois sustenidos em cada acorde da canção.
  • C Basta subirmos uma casa, em direção à boca do violão, em todos os acordes da canção.
  • D Basta invertermos a tonalidade para o Modo Maior.
  • E Basta descermos uma casa, em direção à mão do violão, em todos os acordes da canção.

Jorge, Fernando, Rafaela, Maria e Sandra formam um quinteto de violinos. No final de uma peça, há uma transição entre o acorde de Mi Bemol Maior para o acorde de Mi Bemol Diminuto. Sabendo que Jorge e Sandra tocam a tônica em oitavas distintas, Fernando toca a quinta, Rafaela a terça e Maria a décima segunda nota do acorde, assinale a alternativa que aponte quais instrumentistas devem permanecer na mesma nota durante a transição:

  • A Maria e Rafaela.
  • B Jorge e Sandra.
  • C Jorge e Fernando.
  • D Rafaela e Sandra.
  • E Fernando e Maria.

Gisele toca um trompete afinado em Si Bemol. Jorge, seu violonista, vai acompanhá-la durante a execução de uma obra na tonalidade de Fá Sustenido Maior. Por saber que o trompete é um instrumento transpositor e está um tom abaixo da afinação padrão, Jorge decide alterar a afinação do violão para usar a mesma partitura de Gisele. Nesse caso, Jorge:

  • A Terá que descer meio tom em cada corda do violão.
  • B Terá que descer dois tons em cada corda do violão.
  • C Terá que descer um tom em cada corda do violão.
  • D Terá que descer dois tons em cada corda do violão e usar um capotraste na primeira casa.
  • E Terá que subir meio tom em cada corda do violão.