Questões de Engenharia Naval

Limpar Busca

Sobre as regras de marinharia, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Nos canais, ficar sempre a boreste, ou seja, à esquerda. II – Deve-se desviar dos barcos a remo, em razão de sua fragilidade. III – Deve-se distribuir o peso a bordo para não prejudicar a estabilidade do barco. Quanto menor ele for, mais importante é a distribuição das pessoas. IV – Não se aplicam regras de marinharia para água doce.

  • A apenas o item I é verdadeiro.
  • B apenas o item II é verdadeiro.
  • C apenas o item III é verdadeiro.
  • D apenas os itens I e IV são verdadeiros.
  • E Apenas os itens II e III são verdadeiros.
Os aparelhos de laborar (teques e talhas) possuem como principal objetivo a facilitação na movimentação de cargas, ou seja, reduzem a quantidade de esforço para içar objetos, principalmente os que possuem maior peso. Dessa forma, é correto afirmar que
  • A quanto maiores forem os cabos, menor será a força necessária.
  • B a talha singela necessitará de menor força que uma estralheira dobrada para se içar um mesmo peso.
  • C quanto menor o número de roldanas, mais eficiente será o aparelho.
  • D é necessária maior força para içar determinado peso em uma estralheira dobrada à estralheira singela.
  • E quanto maior o número de roldanas, menor será o esforço necessário em seu tirador.
Por se tratar do IALA B, no Brasil, a cor da BOIA de bombordo, em portos de qualquer região, será
  • A encarnada.
  • B verde.
  • C amarela.
  • D branca.
  • E branca com faixas encarnadas.
O corpo humano tem uma temperatura média normal que
  • A varia entre 35,9 a 37,2º C.
  • B varia entre 37 a 39º C.
  • C varia entre 37,2 a 39,5º C.
  • D está acima de 39º C.
  • E se está acima de 38,5 até o máximo de 41º C é considerado estado de febre leve.
A Boia de balizamento de canal de cor verde com uma faixa encarnada significa
  • A canal preferencial a bombordo.
  • B canal preferencial a boreste.
  • C perigo isolado.
  • D águas seguras.
  • E troca de margem.