Questões de Arquitetura naval (Engenharia Naval)

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Sobre as regras de marinharia, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Nos canais, ficar sempre a boreste, ou seja, à esquerda. II – Deve-se desviar dos barcos a remo, em razão de sua fragilidade. III – Deve-se distribuir o peso a bordo para não prejudicar a estabilidade do barco. Quanto menor ele for, mais importante é a distribuição das pessoas. IV – Não se aplicam regras de marinharia para água doce.

  • A apenas o item I é verdadeiro.
  • B apenas o item II é verdadeiro.
  • C apenas o item III é verdadeiro.
  • D apenas os itens I e IV são verdadeiros.
  • E Apenas os itens II e III são verdadeiros.
Qual é o nome da medida compreendida entre o través e a proa da embarcação?
  • A Alhetas ou Bochechas.
  • B Bochechas e Amuras.
  • C Obras vivas ou obras mortas.
  • D Convés e Quilha.
  • E Alhetas.
Como é conhecida a principal parte da embarcação, que constitui a espinha dorsal da embarcação?
  • A Convés.
  • B Costado.
  • C Leme.
  • D Hélice.
  • E Quilha.
A extremidade da região de vante de uma embarcação recebe o nome de
  • A popa.
  • B proa.
  • C quilha.
  • D bico.
  • E espringue.
Os aparelhos de laborar (teques e talhas) possuem como principal objetivo a facilitação na movimentação de cargas, ou seja, reduzem a quantidade de esforço para içar objetos, principalmente os que possuem maior peso. Dessa forma, é correto afirmar que
  • A quanto maiores forem os cabos, menor será a força necessária.
  • B a talha singela necessitará de menor força que uma estralheira dobrada para se içar um mesmo peso.
  • C quanto menor o número de roldanas, mais eficiente será o aparelho.
  • D é necessária maior força para içar determinado peso em uma estralheira dobrada à estralheira singela.
  • E quanto maior o número de roldanas, menor será o esforço necessário em seu tirador.