Questões de Logística e transporte marítimo (Engenharia Naval)

Limpar Busca

Sinistros a bordo de embarcações são incidentes graves que podem comprometer a segurança da tripulação e a integridade das embarcações. A classe do incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas, e o tipo de extintor que pode ser utilizado nesse tipo de incêndio são, respectivamente,

  • A a classe A e o extintor de gás carbônico.
  • B a classe B e o extintor de pó químico seco.
  • C a classe C e o extintor de espuma.
  • D a classe C e o extintor de pó químico seco.
  • E a classe D e o extintor de dióxido de carbono.

Sobre o SISTEMA DE BALIZAMENTO MARÍTIMO – IALA, que orienta a navegação restrita ou em águas com limitação ou sob jurisdição, é INCORRETO afirmar que:

  • A Sinais laterais são aqueles empregados para definir as margens de um canal ou de uma via navegável recomendada.
  • B O sinal de perigo isolado informa lugares limitados de perigo e avisam que as águas ao redor do ponto de perigo são seguras.
  • C O sinal especial é empregado para indicar a existência de águas navegáveis em todo o seu entorno, o meio de um canal, um ponto de aterragem ou um ponto de espera.
  • D Sinais cardinais são aqueles empregados para indicar ao navegante o quadrante da rosados-ventos que possui águas seguras.
  • E Os sinais náuticos sinalizam para o navegante os perigos naturais e outras obstruções resultantes da ação humana.

A cabotagem tem sido vista como um caminho sustentável para o crescimento do transporte de cargas no Brasil. Sobre a cabotagem, assinalar a alternativa INCORRETA.

  • A É o processo de transporte de cargas marítimas ao longo da costa de um país, ou seja, de um porto a outro.
  • B É uma modalidade bastante segura que, se bem utilizada, pode ajudar na redução de inúmeros custos logísticos, já que leva a maiores volumes de carga.
  • C É uma modalidade que enfrenta desafios no Brasil, sendo a maioria deles relacionada a burocracias aduaneiras.
  • D Nessa modalidade é possível apenas o envio de grandes cargas, visto não ter a possibilidade de fracionar a carga entre diferentes clientes.

Considere as informações a seguir com relação à agulha magnética de uma embarcação.

• Rumo da embarcação medido através da agulha magnética: 70º
• Declinação magnética: 10º (leste)
• Desvio da agulha magnética: 3º (leste)

Qual é o rumo verdadeiro da embarcação, em graus?

  • A 57
  • B 63
  • C 67
  • D 77
  • E 83

Nos serviços a bordo de uma embarcação, por vezes é preciso realizar as atividades em locais que não foram projetados para a ocupação humana, com meios limitados de entrada e saída, e onde existe ou pode existir atmosfera perigosa.
Devido aos riscos de trabalho nesses locais, é necessária a emissão de uma Permissão de Entrada e Trabalho (PET), que é emitida pelo supervisor de entrada e que deve ser encerrada quando o(a)

  • A trabalho ultrapassar 24 horas.
  • B supervisor de entrada substituir o vigia.
  • C vigia acompanhar mais de um espaço confinado.
  • D concentração de oxigênio for igual a 20,9%.
  • E saída de um dos trabalhadores do espaço confinado for permitida.