Questões de Conceitos Fundamentais (Biblioteconomia)

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Em 1452, ocorreram grandes modificações na produção, no armazenamento e na difusão dos conhecimentos, resultando em um rompimento do monopólio que a Igreja exercia na geração e guarda dos conhecimentos. Até então, o acesso aos conhecimentos, assim como consultas às bibliotecas, constituía-se em um privilégio da elite (Araújo; Oliveira, 2005).
Fonte: ARAÚJO, Eliany Alvarenga; OLIVEIRA, Marlene de. A produção de conhecimentos e a origem das bibliotecas. In: CENDÓN, Beatriz Valadares et al. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 29-43; OLIVEIRA, Marlene de. Origens e evolução da ciência da informação. In: CENDÓN, Beatriz Valadares et al. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 9-28.
Sendo assim, assinale a alternativa que indica o acontecimento que influenciou esse período de grandes mudanças?

  • A Criação das academias científicas.
  • B Criação do Instituto Internacional de Bibliografia (IIB), por Paul Otlet e Henri La Fontaine.
  • C Revolução Industrial.
  • D Criação do conceito de paradigma, por Thomas Kuhn.
  • E Invenção da imprensa, por Johannes Gutenberg.

As fontes de informação primária contêm novas informações ou novas interpretações de ideias. Algumas podem ter o aspecto de registro de observações ou podem ser descritivos.
Assinale a alternativa que possui exemplos de fontes de informação primária.

  • A Normas técnicas, bases de dados e índices.
  • B Bases de dados, bibliografias e índices.
  • C Normas técnicas, periódicos, teses e dissertações.
  • D Biografias, dicionários, teses e dissertações.
  • E Periódicos, enciclopédias, manuais e bibliotecas.

As cinco leis da biblioteconomia foram criadas por Shialy Ramamrita Ranganathan. Atualmente, estas cinco leis continuam vigentes e são consideradas a base para todas as atividades biblioteconômicas, como: seleção, aquisição, administração de bibliotecas, recuperação de informação, classificação, indexação, atendimentos aos usuários, dentre outras (Campos, 2025).
Fonte: CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. As cinco leis da Biblioteconomia e o exercício profissional. Estudos ônticos e ontológicos em contextos informacionais. Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em: https://eooci.uff.br/as-cinco-leis-da-biblioteconomia-e-o-exercicio-profissional/. Acesso em: 24 mar. 2025.
Assinale a lei que está relacionada a esse trecho “Ranganathan discute questões ligadas à organização e recuperação do acervo, a partir de técnicas adequadas que possam atender à necessidade dos usuários, no que se refere ao rápido encontro da informação desejada”.

  • A 5ª Lei – Abiblioteca é um organismo em crescimento.
  • B 1ª Lei – Os livros são para usar.
  • C 3ª Lei – Acada livro seu leitor.
  • D 4ª Lei – Poupe o tempo do leitor.
  • E 2ª Lei – Acada leitor seu livro.

O modelo de fluxo da informação científica desenvolvido por Garvey e Griffith (1972, 1979) classifica os documentos em três categorias principais conforme o estágio de maturidade da comunicação científica, sendo possível identificar diferentes tipos de documentos produzidos em cada fase. Analise os documentos abaixo.

I. Manuais enciclopédias e dicionários;
II. Guias de literatura, bibliografias e diretórios;
III. Revisões de literatura, anuários e livros-texto;
IV. Teses e dissertações, artigos científicos e patentes;
V. Relatórios técnicos, trabalhos apresentados em congressos e normas técnicas.

Após analisar os diferentes tipos de documentos assinale a alternativa que identifique a sequência correta sobre a classificação desses documentos.

  • A Secundária – terciária – primária – primária e secundária.
  • B Terciária – secundária – terciária – primária e primária.
  • C Secundária – terciária – secundária – primária e primária.
  • D Secundária – terciária – terciária – secundária e primária.
  • E Primária – secundária – primária – terciária e terciária.

Segundo Dias (2006), analisar questões do ponto de vista do tratamento da informação a partir de conhecimentos sobre como organizar bibliotecas no contexto tradicional e digital é um desafio permanente fundamental no trabalho de facilitar o acesso à informação. Com base nessas informações, analise as assertivas abaixo:

I. Nas bibliotecas e nos sistemas de informação e de recuperação da informação, o tratamento da informação é definido como a função de descrever os documentos, exclusivamente, do ponto de vista temático.
II. O tratamento da informação pode variar de acordo com o nível de detalhamento desejado em um determinado sistema ou de acordo com o instrumental utilizado. Essas decisões vão ser determinadas, em parte, pelo tipo de biblioteca em que ocorre esse tratamento.
III. Em biblioteca digital, a combinação de duas abordagens (vocabulário controlado e linguagem natural) há muito está estabelecida como ideal em sistemas de recuperação da informação.

Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.