Questões da Prova do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) - Auditor Controle Externo (2015)

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A diversidade de épocas e de linguagens em que as artes se manifestam

  • A representa uma riqueza cultural para quem foi contemplado com uma inata e especial sensibilidade.
  • B obriga o público a confiar no mercado, cujos critérios costumam respeitar tal diversidade.
  • C não interessa ao gosto popular, que costuma cultivar as exigências artísticas mais revolucionárias.
  • D constitui uma vantagem para quem se habilita a escolher de acordo com o próprio gosto.
  • E cria uma impossibilidade de opções reais, razão pela qual cada um de nós aprimora seu gosto pessoal.

O autor da crônica se reporta ao emprego da crase, ao sentido da arte em geral e ao da música clássica em particular. A tese que articula esses três casos e justifica o título da crônica é a seguinte:

  • A É comum que nos sintamos humilhados quando não conseguimos extrair prazer de todos os níveis de cultura que se oferecem ao nosso desfrute.
  • B Costumamos ter vergonha daquilo que nos causa prazer, pois nossas escolhas culturais são feitas sem qualquer critério ou disciplina.
  • C A possibilidade de escolha entre os vários níveis de expressão da linguagem e das artes não deve constranger, mas estimular nosso prazer.
  • D Tanto o emprego da crase como a audição de música clássica são reveladores do mau gosto de quem desconsidera o prazer verdadeiro dos outros.
  • E Somente quem se mostra submisso e humilde diante da linguagem culta e da música clássica está em condições de sentir um verdadeiro prazer.

Considere as seguintes afirmações:

I. Têm significação equivalente, no 2° parágrafo, estes dois segmentos: estimular e desenvolver nossa sensibilidade e separem e hierarquizem as pessoas.
II. O autor se refere ao som altíssimo do que toca num carro que passa para ilustrar o caso de quem, diante de tantas opções reais, fez uma escolha de gosto discutível.
III. O que importa para a definição do nosso gosto é que se abram para nós todas as opções possíveis, para que a partir delas escolhamos a que de fato mais nos apraz.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma APENAS em

  • A II e III.
  • B III.
  • C II.
  • D I e III.
  • E I.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A clássicos que lhe digam algo (4º parágrafo) = eruditos que lhe transmitam alguma coisa.
  • B instrumentos de tortura ou depreciação (1º parágrafo) = meios de aviltamento ou rejeição.
  • C ritmo mecânico e hipnótico (3º parágrafo) = toque automático e insone.
  • D alardeia os infernais decibéis (3º parágrafo) = propaga os pérfidos excessos.
  • E alimentando o círculo vicioso (3º parágrafo) = nutrindo a esfera pecaminosa.
Em qualquer época, ...... que se ...... ao grande público o melhor que os artistas ...... .
Haverá plena correlação entre tempos e modos verbais na frase acima preenchendo-se as lacunas, respectivamente, com
  • A era preciso - oferecia - produzem
  • B será preciso - oferecesse - produziriam
  • C é preciso - oferecesse - produzissem
  • D seria preciso - ofereça - têm produzido
  • E é preciso - ofereça - produzam