Prova da Prefeitura Municipal de Iporã do Oeste - Professor - Matemática - AMEOSC (2020) - Questões Comentadas

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Conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Matemática:
I. Caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.
II. É uma ciência presente no cotidiano dos cidadãos e em centros de pesquisa, apresentando-se como um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro, que deve ser assimilado por quem a estuda.
III. Produz novos conhecimentos que, a par de seu valor intrínseco, de natureza lógica, são instrumentos úteis na solução de problemas científicos e tecnológicos.
Está correto o que se afirma, apenas, em:

  • A I e II.
  • B II e III
  • C I e III
  • D I, II e III.

Com relação ao ensino de Matemática através da resolução de problemas, é correto afirmar que:

  • A É ponto de partida da atividade matemática, pois o conhecimento ganha significado em situações desafiadoras, além de trabalhar o desenvolvimento de estratégias de resolução.
  • B Os problemas devem ser utilizados exclusivamente como forma de aplicação de conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos.
  • C Deve-se ensinar um conceito, procedimento ou técnica e depois apresentar um problema para avaliar se os alunos são capazes de empregar o que lhes foi ensinado.
  • D É uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como finalização da aprendizagem.

As avaliações em Matemática devem, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais:

  • A Priorizar e centralizar informações sobre as competências em resolver problemas.
  • B Contemplar explicações, justificativas e argumentações orais.
  • C Adotar estratégias para verificar se as regras e os esquemas ensinados foram memorizados.
  • D Utilizar autoavaliações no lugar da observação do professor no que se refere às avaliações de atitudes.

Sobre o relacionamento professor e aluno: “Numa perspectiva de trabalho em que se considere o aluno como protagonista da construção de sua aprendizagem, o papel do professor ganha novas dimensões. (…) Uma de suas funções é como ________, ao promover a análise das propostas dos alunos e sua comparação, ao disciplinar as condições em que cada aluno pode intervir para expor sua solução, questionar, contestar. Nesse papel, o professor é responsável por arrolar os procedimentos empregados e as diferenças encontradas, promover o debate sobre resultados e métodos, orientar as reformulações e valorizar as soluções mais adequadas. Ele também decide se é necessário prosseguir o trabalho de pesquisa de um dado tema ou se é o momento de elaborar uma síntese, em função das expectativas de aprendizagem previamente estabelecidas em seu planejamento”.
(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática /Secretaria de Educação Fundamental. Pág. 38. Brasília : MEC / SEF, 1998).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna presente no texto acima:

  • A Líder
  • B Disciplinador
  • C Centralizador
  • D Mediador

Com relação à formação do cidadão e o papel da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmações:
(__) A Matemática contribui com a formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias e a comprovação e justificativa de resultados.
(__) Ao trabalhar a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia, a matemática favorece a capacidade para enfrentar desafios, que tem valor no processo de formação do cidadão.
(__) Não é necessário, no que diz respeito ao exercício da cidadania, saber calcular, medir, raciocinar, argumentar e tratar informações estatisticamente.
Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

  • A V – V – F
  • B F – F – V
  • C V – F – V
  • D F – V – F