Prova do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA) - Analista de Trânsito - FCC (2018) - Questões Comentadas

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É complexa a implementação de uma adequada política de mobilidade urbana porque, fundamentalmente,

  • A implica escolhas das medidas que qualificarão prioridades para a circulação cotidiana das pessoas nos grandes centros urbanos.
  • B depende de soluções técnicas para o enfrentamento de situações emergenciais proporcionadas pelo trânsito intenso de veículos.
  • C deve desconsiderar os interesses dos setores da população que ocasionalmente venham sendo privilegiados quanto ao uso do espaço público.
  • D pressupõe um pleno consenso dos cidadãos quanto às medidas que definirão o nível da prioridade do transporte público.
  • E enfrenta o desafio de garantir a livre circulação dos usuários, independentemente do meio de transporte de que se valham.

Indica-se um pressuposto básico para uma consequente e ampla política de mobilização urbana no seguinte segmento do texto:

  • A um dos desafios dos grandes centros urbanos (1° parágrafo)
  • B Essa escolha não se faz sem pressupostos (2° parágrafo)
  • C A velocidade máxima em canais de uso regulamentado (2° parágrafo)
  • D receber um número sempre crescente de usuários (2° parágrafo)
  • E se envolver sobretudo com o que seja coletivo (3° parágrafo)

Expressam uma causa e sua consequência, nesta ordem, os seguintes segmentos

  • A A política implicada nesta ou naquela escolha / diz muito das convicções de quem administra (2° parágrafo)
  • B diz respeito ao modo e à qualidade de vida das pessoas / à dinâmica instituída em seu cotidiano (1° parágrafo)
  • C O desafio está, sobretudo, em escolher os usos do território urbano / em privilegiar este ou aquele meio de transporte (2° parágrafo)
  • D este é fatalmente limitado / há que se encontrar medidas que otimizem seu uso e favoreçam a mobilidade (2° parágrafo)
  • E Como regra geral / o poder público deve se envolver sobretudo com o que seja coletivo (3° parágrafo)

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A para identificar um dos desafios (1° parágrafo) = a fim de discriminar um dos aspectos contraditórios.
  • B dinâmica instituída em seu cotidiano (1° parágrafo) = sua agitação habitualmente admitida no dia a dia.
  • C Essa escolha não se faz sem pressupostos (2° parágrafo) = tal opção é de algum modo compulsória.
  • D diz muito das convicções de quem administra (2° parágrafo) = é bastante reveladora das resolutas crenças de quem gere.
  • E tem infligido enormes custos à qualidade de vida (3° parágrafo) = vem infringindo altos prejuízos à vida mais qualitativa.

É clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A A partir das premissas do texto verificam-se as condições, pelas quais se deve enfrentar quando se trata de um adequado planejamento com respeito a mobilidade urbana.
  • B Há muitos fatores implicados num planejamento voltado para dotar uma grande cidade das condições que garantam uma bem administrada mobilidade urbana.
  • C Mais do que uma opção, é uma fatalidade que se escolha os pressupostos em que se haverão de reger as providências destinadas a uma satisfatória mobilidade urbana.
  • D O autor do texto deixa implícito sua convicção de que o envolvimento do poder público se faça de modo a que se contemple os anseios da maioria da população.
  • E Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora.