Prova do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Farmacêutico - CIAAR (2015) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O título do texto é composto de elementos que

  • A processam informações afins.
  • B se restringem ao campo semântico filosófico.
  • C complementam-se, sendo o 2º complemento do 1º.
  • D estabelecem determinada oposição de um em relação ao outro.

 Cada palavra é constituída por unidades fônicas, as sílabas. A partir das sequências a seguir, indique quais contêm divisão silábica incorreta.


I. cre-i-o / de-mo-cra-ci-a / pou-cos


II. con-vi-vên-cia / a-ções / de-mo-cra-ci-a


III. cog-ni-ti-va / im-po-nho / vio-len-ta-men-te


IV. ques-tio-nan-do / dog-má-ti-co / re-fle-xi-vo


Apresentam alguma incorreção apenas as sequências 

  • A I e II.
  • B II e IV.
  • C I, II e III.
  • D I, III e IV.

No último parágrafo do texto, a autora utiliza como estratégia argumentativa o uso da 1ª pessoa do singular com o propósito de

  • A persuadir o leitor através da confissão de atitudes executadas por ela mesma.
  • B beneficiar-se da posição de autoria e realizar um desabafo diante do seu leitor.
  • C assumir toda a responsabilidade das ações práticas em detrimento da democracia.
  • D através de seu posicionamento, convencer o leitor acerca do efeito autoritário de certas ações.

De acordo com a situação comunicativa do texto, a linguagem utilizada é

  • A linguagem técnica, conferindo credibilidade ao texto.
  • B linguagem formal, conferindo adequação linguística ao texto.
  • C linguagem informal, tendo em vista o meio de veiculação do texto em questão.
  • D linguagem científica, sendo os dados apresentados resultados de pesquisa científica.

Dentre os termos destacados a seguir, indique o que se diferencia dos demais em relação à classificação sintática.

  • A “O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que é democracia é uma questão por si só muito grave.” (1º§)
  • B “O saber sobre o que seja qualquer coisa – e neste, caso, sobre o que seja a democracia – se dá em diversos níveis e interfere em nossas ações.” (1º§)
  • C “É essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nível dogmático para um nível reflexivo de pensamento.” (2º§)
  • D “Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja.” (2º§)