Questões comentadas de Concursos para Professor P1

Limpar Busca

Releia o trecho a seguir.
“Quando analisado de perto, o preconceito linguístico deixa claro que o que está em jogo não é a língua, pois o modo de falar é apenas um pretexto para discriminar um indivíduo [...]”
O conectivo destacado confere ao trecho um sentido:

  • A explicativo.
  • B conclusivo.
  • C aditivo.
  • D adversativo.

Em relação ao texto, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A instituição escolar é a principal criadora do fenômeno conhecido como preconceito linguístico.
  • B As gramáticas normativas e os dicionários de língua são parâmetros que servem de base para a ocorrência do preconceito linguístico.
  • C O português do Brasil possui apenas um modo de falar, que é distinto do português de Portugal.
  • D A extinção do preconceito linguístico passa pela alteração dos dicionários de língua e das gramáticas normativas.

Releia o trecho a seguir.
“[...] mesmo sem nenhum fundamento real, já se solidificaram como estereótipos.”
Assinale a alternativa em que o verbo destacado está no mesmo tempo verbal daquele destacado nesse trecho.

  • A “[...] o preconceito linguístico deixa claro que o que está em jogo não é a língua [...]”
  • B “[...] que serviu durante séculos como modelo para a produção das gramáticas das línguas modernas [...]”
  • C “Essa língua idealizada se inspira na literatura consagrada [...]”
  • D “[...] essa língua idealizada tem um componente a mais [...]”

Releia o trecho a seguir.
“Tudo isso torna simplesmente impossível que alguém escreva e, principalmente, fale segundo essas regras normativas,
Porque
elas descrevem e, sobretudo, prescrevem uma língua artificial, ultrapassada [...]”
O conectivo destacado nesse trecho indica que a:

  • A segunda parte desse trecho é uma conclusão do que é enunciado na primeira.
  • B primeira parte desse trecho é uma causa da segunda parte.
  • C primeira parte desse trecho expõe um motivo para a realização da segunda.
  • D segunda parte desse trecho explica o motivo pelo qual a primeira acontece.

Releia o trecho a seguir.
Esse preconceito se vale de dois rótulos: o “errado” e o “feio” que, mesmo sem nenhum fundamento real, já se solidificaram como estereótipos.
De acordo com o contexto e com a norma padrão, as aspas foram utilizadas nesse trecho para:

  • A indicar uma nomenclatura oficial.
  • B sinalizar um comentário do autor.
  • C relativizar os conceitos das palavras aspeadas.
  • D destacar que são errados os rótulos utilizados.