Questões comentadas de Concursos para Controlador Interno Legislativo

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Considere as passagens:

•  Toda Matemática é o nome da nova política do Ministério da Educação, voltada para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo... (1o parágrafo)
•  ... 73% dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição mais recente. (1o parágrafo)
•  O Toda Matemática deverá promover nas redes públicas de ensino uma base sólida para alavancar o letramento matemático... (3o parágrafo)

No contexto em que estão empregados, os termos destacados significam, correta e respectivamente:

  • A acometer; desempenho; explicitar.
  • B eliminar; aproveitamento; fomentar.
  • C irromper; resultado; estruturar.
  • D corroborar; compreensão; melhorar.
  • E terminar; conhecimento; mudar.

A Prefeitura do Município X, buscando otimizar sua arrecadação e promover o ordenamento territorial, promulgou uma nova lei municipal sobre o IPTU. Dentre as inovações, a Lei estabeleceu alíquotas diferenciadas para imóveis residenciais e comerciais, e também para aqueles localizados em áreas de maior valorização imobiliária no centro da cidade, em comparação com os bairros mais afastados. Além disso, a Lei instituiu uma progressividade de alíquotas com base no valor venal do imóvel, aplicando alíquotas maiores para imóveis de alto padrão. Também foi veiculada pela Lei nova Planta Genérica de Valores, trazendo o valor venal dos imóveis situados na Cidade, para fins de incidência do IPTU. Diante dessa situação, é correto afirmar com base na Constituição Federal que

  • A a diferenciação de alíquotas baseada na localização e no uso do imóvel é inconstitucional, pois o IPTU deve ter alíquota única para todos os imóveis do município.
  • B a progressividade de alíquotas em razão do valor do imóvel é vedada, uma vez que a Constituição Federal permite apenas a progressividade no tempo para o IPTU.
  • C as medidas adotadas estão de acordo com a Constituição, que permite a progressividade em razão do valor do imóvel e alíquotas diferentes por localização e uso.
  • D eventual majoração das alíquotas decorrente da aprovação da Lei poderá ter efeito desde que a sua promulgação ocorra até o último dia útil do exercício anterior.
  • E a alteração da Planta Genérica de Valores poderia ser feita por decreto do prefeito, caso estivesse dentro de parâmetros técnicos de mercado, conforme estudo justificador.

O termo destacado está empregado sem sentido figurado em:

  • A ... para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo... (1o parágrafo)
  • B ... 59% dos estudantes terminam o ensino médio em níveis muito abaixo do esperado nessa disciplina... (1o parágrafo)
  • C Além de não cumprir o dever de garantir o direito à aprendizagem matemática a todos os cidadãos... (2o parágrafo)
  • D ... estamos condenando crianças, adolescentes e jovens a serem adultos com subempregos... (3o parágrafo)
  • E ... contribuindo para diminuir o número de cidadãos que não sabem resolver problemas simples... (3o parágrafo)

Quando se comparam a compreensão da matemática e a formação profissional dos cidadãos, conclui-se corretamente que

  • A os estudos de matemática desenvolvidos na escola são suficientes para a garantia de bons salários.
  • B os melhores salários são pagos aos profissionais que se propõem a ensinar o letramento matemático.
  • C a capacidade de trabalhar com números não tem relação com a perspectiva de melhores salários.
  • D os conhecimentos em matemática estão vinculados a uma perspectiva melhor de retorno salarial.
  • E a perspectiva de bons salários independe da escolaridade e dos conhecimentos básicos em matemática.

Considere as passagens:

•  ... não estamos evoluindo economicamente como país quanto poderíamos (e precisamos) no que diz respeito à empregabilidade, principalmente porque não damos conta de ensinar (bem). (2o parágrafo)
•  E mais: mesmo os menos escolarizados, quando trabalham com números, ganham mais do que se estivessem em ocupações que não valorizam as competências matemáticas. (2o parágrafo)

No contexto em que estão empregadas, as expressões destacadas veiculam, correta e respectivamente, sentidos de:

  • A meio; causa; concessão; conclusão.
  • B causa; causa; restrição; comparação.
  • C modo; causa; inclusão; comparação.
  • D modo; explicação; afirmação; consequência.
  • E meio; explicação; afirmação; conclusão.