Questões comentadas de Concursos para Auditor Fiscal - Tecnologia da Informação - Manhã

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Em relação à narrativa apresentada, a leitura atenta revela ser improcedente o seguinte comentário:

  • A explora o anedótico como recurso de humor.
  • B é escrita na 1a pessoa.
  • C o narrador repudia o uso de formas populares de dizer.
  • D incita o leitor a uma leitura compreensiva.
  • E tem cunho memorialista.

A alternativa em que os sinônimos propostos para substituir as palavras em destaque mostram-se, quanto ao sentido, inadequados ao contexto em que estas foram empregadas é:

  • A "... e lembrá-lo às minhas COEVAS...” (§ 1) / contemporâneas, coetâneas
  • B "... dizia ele ao ENTANGUIDO vestibulando.” ( § 4 ) / raquítico, mirrado
  • C "... um coroa não ser REACIONÁRIO.” (§ 1) / conservador, tradicionalista
  • D "... sempre de colete e olhar VULPINO...” (§ 3) / astuto, ardiloso
  • E "... condizen te com a nossa condição PROVECTA...” (§ 1 ) /anciã, longeva

No contexto em que se vê empregado,o neologismo “ ruybarbosianamente” (§ 2) dá conta de um estilo acadêmico que deve ser interpretado como:

  • A sóbrio, simples.
  • B afetado, pomposo.
  • C conciso, lacônico.
  • D impreciso, ambíguo.
  • E despojado, enxuto.

Em: “Tirava-se o ponto (sorteava-se o assunto) e partia-se para o martírio...” (§ 3), o comentário entre parênteses tem, em relação ao sentido da oração anterior,o seguinte objeto:

  • A definir.
  • B exemplificar.
  • C esclarecer
  • D retificar.
  • E especificar.

Altera-se o sentido fundamental do enunciado no texto com a reescrita da seguinte oração:

  • A "... insuperável porqualqueresporte radical desta juventude de hoje.” (§ 3) / que nenhum esporte radical desta juventude de hoje superaria
  • B “Se não agíssemos com o vigor necessário...” (§ 1)/ Não agíssemos com o vigor necessário
  • C "... sendo que esta não constava dos currículos do curso secundário...” (§ 2) / a última das quais não constava dos currículos do curso secundário
  • D "... porque se juntava uma multidão...” (§ 3) /visto juntar-se uma multidão
  • E "... e ele me deu seis, nota do mais alto coturno em seu elenco.” (§ 8) / não obstante ele me deu seis, nota do mais alto coturno em seu elenco