Questões comentadas de Concursos para Analista de Tecnologia da Informação - Engenharia de Software

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Na programação orientada a objetos, a possibilidade de haver mais de um método com o mesmo nome na mesma classe denomina-se:

  • A Herança.
  • B Sobrescrita.
  • C Sobrecarga.
  • D Ligação tardia.
  • E Encapsulamento.

Sobre o CMMI-DEV é correto afirmar:

  • A É voltado para o desenvolvimento e aquisição de produtos e serviços.
  • B É voltado para o desenvolvimento de produtos e serviços e aquisição de bens.
  • C Possui 5 (cinco) níveis de maturidade, a saber, “Inicial”, “Largamente Gerenciado”, “Definido”, “Quantitativamente Gerenciado” e “Em Otimização”.
  • D No CMMI-DEV possui apenas uma representação, chamada de Representação Contínua, que permite a organização fazer a sua melhoria de forma continuada.
  • E Na versão 1.3 do CMMI, 2 (dois) níveis de capacidade foram removidos da versão anterior (CMMI 1.2), restando apenas 4 (quatro), a saber, “Incompleto”, “Executado”, “Gerenciado” e “Definido”.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Com base nos conceitos da programação orientada a objetos, assinale a alternativa correta.

  • A Os métodos estáticos são métodos de classe que não podem acessar atributos de instância.
  • B O mecanismo que permite que uma classe reutilize métodos definidos em outra classe é chamado de sobrescrita de método.
  • C Os métodos abstratos são métodos especiais que devem ser herdados da forma como foram definidos. As subclasses não devem redefini-los.
  • D As classes abstratas não podem ser instanciadas. Por esse motivo, na linguagem Java não é permitido definir métodos construtores nessas classes.
  • E Os construtores são métodos responsáveis pela instanciação da classe em objeto. Na linguagem de programação Java, os construtores possuem o mesmo nome da classe a que pertencem e o tipo de retorno é dado na sua assinatura.

Considere o seguinte programa na linguagem Java:
public class Loop{ public static void main(String[] args) { int a, b; a=1; b=2; while(a<7){ a = b+a; do { b= a+b; a= a+1; } while(b<9); } System.out.print(a + " e " + b); } }
Qual o resultado exibido da execução do programa acima?

  • A 0 e 18
  • B 1 e 19
  • C 6 e 24
  • D 9 e 17
  • E 15 e 23
Com base na hierarquia de classes descrita no diagrama de classes abaixo, analise as alternativas e assinale a correta.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • A Uma variável a do tipo Ave pode referenciar um objeto cujo tipo estático é Animal.
  • B Uma variável b do tipo BeijaFlor pode referenciar um objeto cujo tipo estático é Ave.
  • C Uma variável a do tipo Animal pode referenciar um objeto cujo tipo estático é Urubu ou Cachorro.
  • D Uma variável h do tipo Homem pode referenciar um objeto cujo tipo estático é Cachorro.
  • E Uma variável m do tipo Mamifero pode referenciar um objeto cujo tipo estático é Ave.