Questões de COVEST-COPSET

Limpar Busca

O Texto 1 tem como tema central:

  • A as dificuldades nos relacionamentos.
  • B como ser humano na era da internet.
  • C o relacionar-se: exercício diário.
  • D os relacionamentos virtuais.
  • E como relacionar-se consigo próprio.

Três grandezas, x, y e z, estão relacionadas entre si da seguinte maneira:

- x é inversamente proporcional ao quadrado de z;

- y é diretamente proporcional ao cubo de z.

Qual das seguintes afirmações descreve corretamente a relação entre x e y?

  • A O cubo de x é inversamente proporcional ao quadrado de y.
  • B O quadrado de x é inversamente proporcional ao cubo de y.
  • C O cubo de x é diretamente proporcional ao quadrado de y.
  • D O quadrado de x é diretamente proporcional ao cubo de y.
  • E x é diretamente proporcional à sexta potência de y.

Considere a reação ácido-base de Lewis entre gás clorídrico e amônia:


Considerando 100% de rendimento, calcule o volume mínimo da mistura equimolar dos reagentes, a 27ºC e 1 atm, de modo que seja possível a obtenção de 10,7g do produto. Massas molares (g/mol): H = 1; N = 14; Cl = 35,5.

  • A 9,84L
  • B 15,22L
  • C 21 ,14L
  • D 31 ,15L
  • E 39,40L

De acordo com a legislação ambiental de um município, a quantidade máxima permitida de contaminação por íons manganês (Mn2+) é 1ppm em efluentes industriais descartados no rio local. Considerando que um dos resíduos gerados por uma indústria é cloreto de manganês (MnCl2), calcule a massa máxima de MnCl2 que pode ser despejada a cada metro cúbico do efluente dessa indústria, de maneira que a legislação seja obedecida. Considere que a densidade do efluente é igual à da água. Massas molares (g/mol): Cl = 35,5; Mn = 55.

  • A 0,55g
  • B 1,00g
  • C 2,29g
  • D 3,12g
  • E 4,00g

Na conclusão do Texto 1, há a proposta para que ultrapassemos a ideia de que a palavra tem sentido e utilidade, apenas, como simples instrumento de comunicação. Essa concepção:

  • A é contrária ao entendimento de que a palavra, ou seja, a linguagem, desempenha múltiplos papéis em nossa vida.
  • B é relevante porque reforça a necessidade e a conveniência de que seja estimulada a prática da análise e da reflexão linguísticas.
  • C é pouco convincente, pois nossos recursos de expressão são alheios aos horizontes do que provamos simbolicamente.
  • D é utópica, uma vez que a educação linguística e literária nunca poderá propiciar a compreensão do funcionamento da linguagem.
  • E é pouco consistente, pois é graças ao papel da palavra como instrumento de comunicação que o indivíduo chega ao ápice da interação verbal.