Questões de Transtornos relacionados a traumas e estressores (Psicologia)

Limpar Busca

Sobre o Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), é correto afirmar:

  • A O tratamento para alívio dos sintomas é realizado somente com terapia medicamentosa.
  • B O surgimento dos sintomas de TEPT pode ser desencadeado sem uma causa específica.
  • C É caracterizado por sintomas como flashbacks, pesadelos, hipervigilância, comportamento evitativo e ansiedade.
  • D É caracterizado por sintomas como preocupação excessiva, medo intenso e comportamento compulsivos.

        Uma mulher com quarenta anos de idade procurou o psicólogo do órgão em que ela trabalha, referindo ter desenvolvido, há cerca de três meses, muito medo considerado sem motivo, falta de ar acompanhada de taquicardia, sudorese, ondas de calor, náusea, tremores, sensação de estar anestesiada e sufocada e perda de controle sobre tudo. Esses sintomas foram referidos como recorrentes, com duração entre 20 min e 30 min, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer situação.


Nessa situação hipotética, considerando os critérios diagnósticos e a possibilidade terapêutica a ela relacionados, os sintomas descritos


são compatíveis com transtorno do estresse pós-traumático. 



  • Certo
  • Errado

Maria Antônia tem 22 anos e começou a apresentar mudanças em seu comportamento após sofrer um acidente de carro. Ela passou a fazer rituais repetidos na tentativa de afastar possíveis perigos (lavando as mãos e recitando dezenas de vezes uma prece), além de ser atravessada por pensamentos intrusivos que geram grande ansiedade e angústia.

Os sintomas de Maria Antônia são sugestivos de

  • A transtorno opositivo desafiador.
  • B transtorno obsessivo compulsivo.
  • C transtorno histriônico.
  • D transtorno borderline.
  • E transtorno de personalidade antissocial.
Julgue o item subsequente.

O estresse pós-traumático é um fenômeno raro e apenas se manifesta após exposição a situações traumáticas leves, como pequenos contratempos cotidianos. Geralmente, a pessoa afetada vivência de forma persistente as lembranças do evento traumático, apresenta sinais de ansiedade ou sofrimento psicológico significativos. O tratamento para estes casos de estresse pós-traumático é exclusivamente medicamentoso.
  • Certo
  • Errado

Sobre o Transtorno de estresse pós-traumático na infância e na adolescência e suas repercussões é correto afirmar que

  • A Diante do Transtorno de estresse pós-traumático na infância e na adolescência, o Condicionamento operante ocorre quando a criança aprende a buscar os lembretes traumáticos para aproximar-se dos sentimentos estressantes. Por exemplo, se tiver passado por um acidente com veículo a motor, ela pode desejar andar de carro para aproximar-se de reações fisiológicas que se referem ao evento passado.
  • B Diante do Transtorno de estresse pós-traumático na infância e na adolescência, o Condicionamento operante ocorre quando a criança aprende a evitar os lembretes traumáticos para impedir o surgimento dos sentimentos estressantes. Por exemplo, se tiver passado por um acidente com veículo a motor, ela pode se recusar a andar de carro para impedir que reações fisiológicas negativas e medo ocorram.
  • C Diante do Transtorno de estresse pós-traumático na infância e na adolescência, o Condicionamento clássico ocorre quando a criança aprende a evitar os lembretes traumáticos para impedir o surgimento dos sentimentos estressantes. Por exemplo, se tiver passado por um acidente com veículo a motor, ela pode se recusar a andar de carro para impedir que reações fisiológicas negativas e medo ocorram.
  • D Diante do Transtorno de estresse pós-traumático na infância e na adolescência, frente a situação de um adolescente aterrorizado por um ataque de um grupo de estudantes perto da escola que desenvolve, então, uma reação psicológica negativa extrema toda vez que se aproxima do local; esse é um exemplo de condicionamento operante, uma vez que um fator neutro (a escola) foi associado a um evento passado intensamente amedrontador.
  • E Diante do Transtorno de estresse pós-traumático na infância e na adolescência, frente a situação de um adolescente aterrorizado por um ataque de um grupo de estudantes perto da escola que desenvolve, então, uma reação psicológica negativa extrema toda vez que se aproxima do local; esse é um exemplo de modelagem comportamental, uma vez que um fator neutro (a escola) foi associado a um evento passado intensamente amedrontador.