Questões de CID-10 e DSM (Psicologia)

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Segundo o DSM-5-TR, são consequências funcionais do transtorno obsessivo-compulsivo, EXCETO:

  • A Qualidade de vida reduzida.
  • B Altos níveis de prejuízo social.
  • C Maiores ganhos profissionais em cargos analíticos e detalhistas.
  • D Falta de autonomia financeira.
  • E Poucas relações significativas fora da família.

Quanto ao diagnóstico diferencial nos transtornos alimentares segundo o DSM-5-TR, alguns indivíduos podem ingerir intencionalmente objetos estranhos como parte do padrão de falsificação dos sintomas físicos do transtorno

  • A de personalidade borderline.
  • B factício.
  • C depressivo.
  • D bipolar.
  • E de personalidade esquizoide.

Segundo o DSM-5-TR, indivíduos com transtorno de estresse pós-traumático são mais propensos do que aqueles sem o transtorno a ter sintomas que satisfazem os critérios diagnósticos de

  • A pelo menos um outro transtorno mental.
  • B pelo menos dois ou mais transtornos mentais.
  • C hipertireoidismo.
  • D hipotireoidismo.
  • E dois transtornos de personalidade.

Segundo o DSM-5-TR, à maioria dos indivíduos que anteriormente teriam sido diagnosticados com hipocondria, atualmente aplica-se o diagnóstico de

  • A hipercondria.
  • B alocondria.
  • C malocondria.
  • D transtorno de ansiedade de doença.
  • E transtorno de ansiedade não especificada.

Com base na obra Quando os pais se separam (1989), de Françoise Dolto, assinale a alternativa que melhor reflete a visão da autora sobre como os pais devem lidar com a separação para minimizar os impactos emocionais negativos na criança.

  • A Evitar abordar o conflito conjugal no ambiente doméstico, a fim de proteger a criança contra qualquer tipo de informações que possam lhe causar sofrimento emocional.
  • B Assegurar à criança que ela poderá escolher com qual dos pais deseja morar, garantindo sua autonomia e senso de decisão.
  • C Priorizar as necessidades emocionais dos pais durante a separação, dado que a estabilidade dos adultos garante a estabilidade da criança.
  • D Evitar estabelecer relações afetivas com um terceiro, de modo a não sobrecarregar as demandas afetivas sobre a criança.
  • E Explicar a separação de forma honesta e adaptada à idade da criança, assegurando que ela compreenda que não é responsável pelo término da relação.