Questões de Tiristor (Engenharia Eletrônica)

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Considere o conversor tiristorizado monofásico com carga resistiva apresentado e as formas de onda de entrada e saída apresentadas a seguir para responder à questão .




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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O valor eficaz da tensão Va em função do ângulo de disparo (a) e da tensão de pico na entrada do conversor (Vm) é dado por:

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Considere o conversor tiristorizado monofásico com carga resistiva apresentado e as formas de onda de entrada e saída apresentadas a seguir para responder à questão. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
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Considerando o ângulo de disparo a = 0°, o valor médio da tensão na carga resistiva será igual a:

  • A Vm/2.
  • B Vm/23.
  • C Vm/ 2.
  • D Vm/ π.
  • E Vm/ π.

Considerando-se os vários tipos de TIRISTORES existentes, associe corretamente os tipos listados abaixo a suas respectivas características.


Tiristor

(1) DIAC

(2) GTO

(3) IGCT

(4) SCR

(5) TRIAC


Características

( ) Condução em um único sentido; elevada capacidade de bloqueio de tensões diretas e reversas; controle de disparo pelo Gate;

( ) Condução de corrente nos dois sentidos; elevada capacidade de bloqueio de tensões diretas e reversas; controle de disparo pelo Gate;

( ) Condução em um único sentido; elevada capacidade de bloqueio de tensões diretas e reversas; controle de disparo e bloqueio pelo Gate;

( ) Condução de corrente nos dois sentidos; baixa capacidade de bloqueio de tensões diretas e reversas; controle de disparo por tensão direta e reversa.


A sequência correta dessa associação é

  • A (4); (5); (3); (2).
  • B (2); (1); (3); (5).
  • C (3); (1); (2); (5).
  • D (5); (3); (4); (2).
  • E (4); (5); (2); (1).
Assinale a alternativa correta sobre as características dos tiristores.
  • A A potência média dissipada pelo tiristor em condução é dada pela expressão:Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas representam valores médio e eficaz da corrente que o tiristor conduz.
  • B O tempo de retardo (tr ) em um tiristor depende da corrente de gatilho.
  • C O tiristor pode ser comandado pelo gatilho no bloqueio, consistindo em grande vantagem para controle de máquinas elétricas em eletrônica de potência.
  • D Quanto maior o valor do tempo mínimo de aplicação de tensão inversa de um tiristor, maior será o valor da frequência sob a qual o mesmo poderá operar.
  • E A corrente que circula em um tiristor produz calor durante a condução e não produz calor durante a comutação.
Conforme as definições dos circuitos de disparo de tiristores e circuitos de controle de potência, assinale a alternativa correta.
  • A O objetivo do estágio de ataque de um circuito de disparo de tiristores é atacar o tiristor com características de fonte de tensão e impedir que uma tensão positiva atinja a junção gatilho-catodo.
  • B Na sincronização do retificador monofásico de onda completa, a cada semiciclo um pulso de comando é levado aos quatro tiristores, sendo que somente aquele que estiver inversamente polarizado entrará em condução.
  • C A ponte trifásica completa é empregada quando se deseja a atuação em dois quadrantes, sendo que esta opera como retificador para ângulos de disparo compreendidos entre 0 e 90° e opera como inversor entre os ângulos de 90° e 180°.
  • D A ponte trifásica completa é empregada quando se deseja a atuação em quatro quadrantes, em que a emissão de distorção harmônica depende da relação direta entre o torque resistente e o entreferro da máquina elétrica acionada.
  • E Na sincronização do retificador monofásico de onda completa, o sinal dente de serra é produzido nos semiciclos positivos, sendo os semiciclos negativos cortados pelo circuito de disparo, pois são de polaridade negativa e, portanto, não adequados ao acionamento do tiristor na junção gatilho-catodo.