Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Literatura (Pedagogia)

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“O importante não é necessariamente quanto sabe de literatura, mas sim quanto sua formação descansa numa base filosófica, teórico-conceitual, psicológica, para fundamentar a prática pedagógica. Trata-se de sustentar uma formação que mostre a pertinência da educação literária, fazendo explícito o valor da literatura, sua relação com outras ciências do conhecimento, e compreendendo que dele depende materializar as atividades de recepção e interpretação das obras. É tarefa sua conseguir que os alunos desentranhem a valoração estética dos textos e vivam o prazer da leitura”.

FONTE: ANDRÉ, Rhina Landos Martínez. A formação do professor de literatura. Revista Polifonia, nº18, pp. 27-39

Levando em conta o texto anterior, uma atitude que NÃO demonstra a formação adequada do professor de literatura é: 
  • A O ensino da literatura e sua pertinência na formação do indivíduo como um cidadão capaz de interpretar textos e obras diversas.
  • B O ensino da literatura não só como forma de compreensão e interpretação de obras literárias diversas, mas também como fruição e percepção da valoração estética a eles atribuída.
  • C O ensino estanque de escolas literárias, como se os tradicionais estilos de época não guardassem relações e conflitos entre si.
  • D O ensino de literatura não como foco na quantidade de obras lidas em sala de aula, mas que demonstre sua relação com outras ciências e áreas do conhecimento.

Julgue o item que se segue. 


O romance “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, apresenta como narrador-personagem o próprio Dom Casmurro, o que permite uma abordagem subjetiva da história.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item que se segue. 


A obra de maior excelência do indianismo de José de Alencar, o romance Iracema, é o retrato do amor proibido entre a índia Iracema e o português Martim.

  • Certo
  • Errado

Em um contexto educacional, os níveis de leitura desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de compreensão e interpretação de textos. Nesse sentido, considere a seguinte situação:

Em uma aula de literatura inglesa, os alunos estão discutindo um poema que aborda temas complexos, como a natureza efêmera da vida e a passagem do tempo. Os alunos estão analisando o uso de metáforas e simbolismo no poema para entender suas camadas de significado.

Qual das seguintes alternativas descreve adequadamente o nível de leitura exemplificado acima?

  • A Nível crítico: Os alunos estão avaliando o poema com base em seu próprio ponto de vista e experiências pessoais, expressando opiniões sobre sua relevância e impacto.
  • B Nível literal: Os alunos estão focados em identificar os elementos básicos do poema, como personagens e enredo, sem se aprofundar em interpretações mais complexas.
  • C Nível estrutural: Os alunos estão examinando as escolhas formais do autor, como o uso de ritmo, métrica e estrofes, para analisar a construção estilística do poema.
  • D Nível inferencial: Os alunos estão usando pistas e informações implícitas no poema para deduzir significados mais profundos e compreender as mensagens subjacentes

A leitura não deveria ser encarada como uma obrigação escolar, nem deveria ser selecionada, vamos dizer, na base do que ela tem de ensinamento, do que ela tem de 'mensagem'. A leitura deveria ser posta na escola como educação artística, ela devia posta na escola como uma atividade e não como uma lição, como uma aula, como uma tarefa. O texto não devia ser usado, por exemplo, para a aula de gramática, a não ser que fosse de uma maneira muito criativa, muito viva, muito engraçada, muito interessante, porque se assim não for faz com que a leitura fique parecendo uma obrigação, fique parecendo uma tarefa e aquela velha frase de Monteiro Lobato - 'É capaz de vacinar a criança contra a leitura para sempre'.
(ROCHA, Ruth. Pra não vacinar a criança contra a leitura. Leitura: teoria & prática, v. 2, p. 3- 10, out. 1983.)
(https://novaescola.org.br/conteudo/2605/literatura-do1-ao-5-ano-ajude-os-alunos-a-ler-com-autonomia)

Considerando o conteúdo do enunciado e a visão dos teóricos educacionais da "Nova Escola" sobre a "Literatura Infantil - 1º ao 5º ano", julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso):

(__)A "Literatura Infantil - 1º ao 5º ano" nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ser apresentada resumidamente, para que não cause espanto no aluno, evitando-se a perda do interesse enquanto leitor, iniciando seu desenvolvimento.
(__)Para que o aluno inicie a construção de sua autonomia como leitor, é importante intercalar a leitura feita pelo professor com momentos em que todos devem ler sozinhos, tanto na escola quanto na cada deles, entendendo-se a extensão da tarefa de exercitar a leitura no ambiente familiar.
(__)O início do Ensino Fundamental é essencial para os alunos desenvolverem autonomia e continuarem seu percurso para se tornar leitores, nesta etapa, o melhor é estimular a troca de livros e de opiniões sobre o que se lê.
(__)Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é que o aluno começa a construir sua autonomia como leitor.

Marque a alternativa com a opção correta.

  • A F, V, F, V.
  • B F, V, V, V.
  • C V, V, V, V.
  • D F, F, V, V.
  • E F, V, V, F.