Leia o texto a seguir.
Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura.
BNCC. Linguagens, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental. P. 138.
Conforme o texto, para que a arte, com destaque para a literatura, cumpra sua função mais elevada de transformar a essência do sujeito leitor, é necessário que a escola
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A promova o interesse dos alunos pelas obras e textos de autores estrangeiros, sobretudo os clássicos universais.
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B sugira aos alunos o trabalho de decodificação de palavras por meio do desenvolvimento de habilidades críticas.
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C oriente acerca da importância de obras literárias como meio para a melhorar a expressividade dos saberes linguísticos.
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D possibilite aos alunos identificarem aspectos simbólicos presentes na camada profunda dos textos literários.