Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Literatura (Pedagogia)

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Ao analisar autores da literatura infantil brasileira, assinale abaixo o autor, que foi responsável pela publicação de mais de 130 livros, dentre eles, “O Menino Maluquinho”.

  • A Bartolomeu Campos de Queirós
  • B Maurício de Souza
  • C Ziraldo
  • D José Mauro de Vasconcelos
  • E Edimilson de Almeida Pereira

A literatura infantil é o conjunto de obras, frequentemente ilustradas, que são lidas principalmente por crianças. Essas obras utilizam a palavra como matéria-prima e, para compreendê-las plenamente, é importante entender como retratam a realidade de forma criativa, incorporando elementos de fantasia, magia, maravilha e poesia. A literatura infantil é uma linguagem que cria realidades e explora os sentidos, capaz de gerar novas interpretações a cada leitura. A leitura dessas obras é fundamental para o desenvolvimento intelectual, permitindo o contato com novas palavras, culturas e estimulando a imaginação.
Com base no exposto, é CORRETO afirmar que a literatura infantil:

  • A oferece um universo imaginativo onde as crianças podem explorar cenários, falas e emoções das personagens, utilizando a criatividade para interpretar e vivenciar novas experiências literárias.
  • B utiliza uma linguagem restrita ao desenvolvimento de vocabulário básico, sem valor literário significativo, focando apenas na decodificação de palavras e frases simples.
  • C busca essencialmente a transmissão de conhecimentos específicos, com foco em habilidades acadêmicas e desenvolvimento de técnicas de leitura, deixando de lado aspectos culturais e imaginativos.
  • D limita-se a apresentar situações do cotidiano infantil sem elementos de fantasia ou criatividade, priorizando uma representação literal e direta da realidade.

Na obra “A literatura em perigo”, de Tzvetan Todorov (2009), nota-se uma inquietação do autor quanto à forma como a literatura vem sendo ensinada e entendida nas instituições educacionais. Todorov defende a ideia de que a literatura corre o risco de perder sua função primordial de humanizar o ser humano e de favorecer uma compreensão mais profunda tanto do mundo quanto de si mesmo. A crítica de Todorov pode ser explicada pelo fato de o ensino de literatura

  • A ser usado como meio para debates triviais, relegando ao segundo plano a compreensão estética da obra.
  • B não ser embasado em teorias da crítica literária, prevalecendo o debate pelo gosto ou não da obra.
  • C desconsiderar obras não canônicas, por terem sido consideradas pela crítica como pouco eruditas.
  • D focar na análise estrutural e técnica dos textos, não se debatendo o conteúdo das experiências humanas.

Leia o texto a seguir.

Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura.
BNCC. Linguagens, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental. P. 138.

Conforme o texto, para que a arte, com destaque para a literatura, cumpra sua função mais elevada de transformar a essência do sujeito leitor, é necessário que a escola

  • A promova o interesse dos alunos pelas obras e textos de autores estrangeiros, sobretudo os clássicos universais.
  • B sugira aos alunos o trabalho de decodificação de palavras por meio do desenvolvimento de habilidades críticas.
  • C oriente acerca da importância de obras literárias como meio para a melhorar a expressividade dos saberes linguísticos.
  • D possibilite aos alunos identificarem aspectos simbólicos presentes na camada profunda dos textos literários.

Considerando as visões históricas da Educação Iinfantil no Brasil, qual pensamento, dentre os ideários clássicos do século XIX, dava ênfase a ideias de progresso e perfectibilidade humanos, além de defender o conhecimento racional como caminho para superação de preconceitos e ideologias tradicionais e de preconizar que, por meio do conhecimento, seria possível à criança atingir a perfeição?

  • A O neopositivismo.
  • B O iluminismo.
  • C O marxismo.
  • D O taylorismo.