Questões de Teorias dos Estudos da Tradução e Estudos da Interpretação (Libras)

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Leia o excerto a seguir.

Aspectos Linguísticos da Tradução


       […] o significado do signo linguístico não é mais que sua tradução por um outro signo que lhe pode ser substituído, especialmente um signo no qual ele se ache desenvolvido de modo mais completo`, como insistentemente afirmou Peirce, o mais profundo investigador da ciência dos signos.

Fonte: JAKOBSON, R. Linguística. Poética. Cinema. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2007, p. 64. [Adaptado].




Sobre os diferentes tipos de tradução, os três tipos definidos pelo autor são 

  • A métodos, estudos e conceitos.
  • B metáfrase; paráfrase e imitação.
  • C contextualizadora, induzida e pessoal.
  • D interlingual, intralingual e intersemiótica.

Leia o texto a seguir.
O estudo das teorias da educação de surdos se constitui em um instrumento para nos conduzir entre as mais diferentes etapas que a história registrou e registra sobre os surdos, os aspectos de exclusão, de marginalização e de ascensão cultural são aí delineados facilmente. 
GLADIS & PERLIN, 2009, p. 41. Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/teor iasDaEducacaoEEstudosSurdos/assets/257/TEXTOBaseTeoria_da_Educac ao_e_Estudos_Surdos_pronta.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2023.

A teoria da educação na qual o surdo é entendido como um ser cultural, e os estudos surdos são valorizados pelas suas pesquisas sobre os artefatos culturais do povo surdo (língua de sinais, história das conquistas e das lutas dos surdos, pedagogia de surdos, literatura surda, identidades surdas, artes surdas) denomina-se

  • A tradicional.
  • B moderna.
  • C crítica.
  • D cultural.

A imagem a seguir apresenta elementos visuais significativos que colaboram para a compreensão do sinal ADORAR em Libras.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira.


Assinale a opção que melhor descreva a Pedagogia Surda.

  • A É uma metodologia desejada pela comunidade surda, constituindo o jeito surdo de ser, com a construção de sua verdadeira identidade junto à comunidade das pessoas ouvintes e suas subjetividades.
  • B É uma metodologia que atende as especificidades dos surdos, considerando todos os aspectos culturais desses sujeitos, em detrimento de uma pedagogia oral-auditiva.
  • C Passa a sensação de que os surdos não são segregados e nem possuem estereótipo do diferente, dando ênfase à diferença por meio da mediação intercultural e da terapia da fala.
  • D É uma construção sociológica na defesa de uma liberdade social em que o sujeito surdo está presente e se torna capaz de sinalizar e oralizar em qualquer instância da sociedade.
  • E Faz parte do estudo e da organização de uma Pedagogia Visual que contempla a elaboração do currículo, didática, disciplina, estratégia e outros recursos, como a utilização da linguagem da escrita de sinais, por meio das experiências visuais dos surdos e de suas subjetividades.

No ensino da Libras, há faces que precisam ser consideradas: a leitura de sinais e a produção de textos sinalizados e escritos e o estudo da gramática ou a análise linguística.
Relacione os exemplos de análise linguística a seguir às suas características.
1. Atividades linguísticas 2. Atividades epilinguísticas 3. Atividades metalinguísticas
( ) referem-se aos conceitos e à nomenclatura convencional, na qual o aluno pode refletir, conscientemente, sobre a Língua de Sinais por meio da própria Língua de Sinais.
( ) referem-se ao estudo da língua em atividades dialógicas, em que o aluno é exposto ao maior número possível de textos sinalizados ou escritos em sinais.
( ) estão centradas na reestruturação do texto, no qual o aluno, de forma autônoma, produz, interpreta e compreende qualquer texto, em seu contexto.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 3 – 1 – 2.
  • B 1 – 2 – 3.
  • C 3 – 2 – 1.
  • D 1 – 3 – 2.
  • E 2 – 1 – 3.

Analise as definições abaixo:
1. Ato de discriminação, preconceito ou opressão contra pessoa com deficiência. Em geral, ocorre quando alguém considera uma pessoa incapaz por conta de diferenças e impedimentos corporais. Está focado nas supostas capacidades das pessoas sem deficiência como referência.
2. Preconceitos, estigmas, generalizações e estereótipos em relação às pessoas com deficiência. Refletem atitudes de inferioridade, pena, exaltação do heroísmo, ignorância, desconhecimento ou medo. Não são visíveis, podendo ser inconscientes e de difícil reconhecimento por parte de quem pratica.
3. Conjunto de representações dos ouvintes a partir do qual o surdo está obrigado a olhar- -se e narrar-se como se fosse ouvinte. É nesse olhar-se e nesse narrar-se que acontecem as percepções do ser deficiente, do não ser ouvinte; percepções que legitimam práticas terapêuticas habituais (SKLIAR, 2005).

Assinale a alternativa que relaciona correta e sequencialmente as denominações das respectivas definições.

  • A Deficiência • Preconceito • Capacitismo
  • B Barreiras Atitudinais • Audismo • Ouvintismo
  • C Sexismo • Capacitismo • Audismo
  • D Capacitismo • Barreiras Atitudinais • Ouvintismo
  • E Diversidade • Capacitismo • Barreiras Atitudinais