Questões de História da Psicologia (Psicologia)

Limpar Busca

Complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa que dá sentido CORRETO ao parágrafo:
O _______________ define a psicologia como ciência da consciência ou da mente.

  • A estruturalismo
  • B associacionismo
  • C funcionalismo
  • D empirismo
A Psicologia, assim como o desenvolvimento de suas práticas de avaliação psicológica, foi, ao longo da história, influenciada por duas principais tradições filosóficas:
  • A O neoliberalismo e o positivismo
  • B O humanismo e o neoliberalismo
  • C O positivismo e o humanismo.
  • D O humanismo e a hermenêutica
  • E O neoliberalismo e a hermenêutica
Assinale as abordagens que são consideradas como as três grandes forças na evolução histórica da psicologia como ciência:
  • A Psicologia genética, Psicologia Transpessoal, Abordagem Cognitivista.
  • B Abordagem Humanista, Psicologia Genética e Psicanálise.
  • C Psicologia Genética, Abordagem Comportamental e Psicologia Cognitivista.
  • D Abordagem Humanista, Psicanálise e Abordagem comportamental.
  • E Psicanálise, Psicologia Transpessoal e Abordagem Humanista.
O Empirismo, movimento filosófico surgido na Inglaterra, no sec. XVII, apresenta as seguintes características, EXCETO:
  • A Influenciou a ciência moderna, a Psicologia Comportamental americana, no início do Séc. XX.
  • B Defende que o conhecimento humano tem origem a partir da experiência.
  • C Considera que as condições para o indivíduo aprender são pré-determinadas.
  • D Considera que o conhecimento humano é modelado pelas influências ambientais.
  • E A sensação é a primeira fonte de todas as ideias.
O projeto de construção da Psicologia enquanto ciência (FIGUEIREDO, 2002) revela-se:
  • A Como um processo progressivo de diferenciação interna que perpassou várias matrizes e possibilitou a unificação da psicologia como ciência.
  • B Como um processo em constante evolução, já que as diferentes abordagens da ciência psicológica foram construídas pacificamente, sem invalidar ou rechaçar os objetos e métodos anteriormente utilizados neste campo do saber.
  • C Como um projeto construído em um campo de divergências e oposições que vem a ser unificado através da eliminação de alternativas que contradizem o projeto.
  • D Como um projeto cuja unidade contraditória deve ser assumida.
  • E Como um projeto de construção que tem duas alternativas possíveis: a unificação ou a fragmentação.