Questões de Teoria da Educação, diferentes correntes do Pensamento pedagógico brasileiro (Pedagogia)

Limpar Busca
Leia o texto abaixo:

“A educação, nesse período, era “concebida como um subsistema cujo funcionamento eficaz é essencial ao equilíbrio do sistema social de que faz parte". A função da educação era formar indivíduos aptos a contribuírem para o aumento da produtividade da sociedade. O professor e os alunos são relegados a posições secundárias".

A Pedagogia abordada no texto é:

  • A Pedagogia Libertária.
  • B Pedagogia Tecnicista
  • C Pedagogia Social Crítica.
  • D Pedagogia Renovada.
O método pedagógico da Pedagogia Histórico-Crítica contempla as seguintes etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. O principal defensor dessa tendência pedagógica é:
  • A Lev Vygotsky.
  • B John Dewey
  • C Jean Piaget.
  • D Paulo Freire
  • E Dermeval Saviani.
Sobre a organização da educação brasileira, é INCORRETO afirmar:
  • A Os docentes devem participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
  • B A participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes está assegurada na LDB/1996.
  • C Os estabelecimentos de ensino devem prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
  • D O Ministério da Educação elabora e executa a proposta pedagógica de cada estado e de cada município.
  • E Os estabelecimentos de ensino devem administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.

Leia o fragmento a seguir:
Acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições."
Assinale a opção que representa a tendência pedagógica apresentada.

  • A Libertária
  • B Crítica-social
  • C Libertadora
  • D Tecnicista
  • E Liberal Renovada