Questões de Serviço Social na Empresa, Responsabilidade Social, Terceiro Setor, ONGs, Entidades Sociais, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas (Serviço Social)

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"A partir de maio de 2025, promover saúde mental no trabalho deixará de ser apenas uma boa prática e passará a ser uma obrigação legal para todas as empresas brasileiras. Com a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego, passa a ser exigida a avaliação dos chamados riscos psicossociais na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST)."
Disponível em: https://exame.com/carreira
O trecho acima fala da responsabilidade que as empresas passam a ter com a saúde mental de seus funcionários, a partir dos efeitos das práticas realizadas no ambiente de trabalho. Qual dos itens citados nas alternativas a seguir NÃO configura um desses fatores?

  • A Sobrecarga psicológica.
  • B Estresse.
  • C Assédio moral.
  • D Descentralização do trabalho.

Leia a afirmação.
"O serviço público deve refletir o compromisso com os valores democráticos, promovendo o bem-estar coletivo e assegurando os direitos dos cidadãos."

Com base na afirmativa, marque a alternativa que apresenta um princípio alinhado a essa ideia.

  • A Transparência e meritocracia.
  • B Eficiência e respeito à hierarquia.
  • C Imparcialidade e controle social.
  • D Agilidade e priorização de metas.
  • E Equidade e responsabilidade social.

De acordo com Chiavenato (2010), como as relações interpessoais podem contribuir para o fortalecimento da administração participativa em um ambiente organizacional diversificado?

  • A Garantir que todas as decisões sejam tomadas exclusivamente por líderes capacitados, sem necessidade de colaboração.
  • B Promover a criação de um ambiente de trabalho harmônico, onde a confiança, o trabalho em equipe e a participação ativa dos colaboradores fortaleçam a execução das atividades organizacionais.
  • C Restringir o papel dos indivíduos em grupos para evitar conflitos e priorizar objetivos.
  • D Baseando-se apenas em normas de convivência para evitar divergências e garantir a uniformidade comportamental no trabalho.

Julgue o seguinte item, relativo a balanço social.


Por ser instrumento de ação e disseminação de informações sociais e econômicas que subsidiam o planejamento de uma empresa, o balanço social não pode ser utilizado como estratégia constituinte de indicadores de responsabilidade social.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir, considerando o contexto histórico de desenvolvimento da dimensão da responsabilidade social nas empresas brasileiras.


Durante muitos anos, a filantropia configurou-se como a principal estratégia de responsabilidade social do empresariado brasileiro para a intervenção de dimensões socioambientais e nas expressões da questão social brasileira.

  • Certo
  • Errado