Questões de Serviço Social na América Latina (Serviço Social)

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A história do Serviço Social no Brasil é marcada, inicialmente, pela influência da igreja católica. Nos anos de 1920 e 1930, ocorre a institucionalização do Serviço Social como especialização do trabalho, fundamentado no "Serviço Social de Caso". Nas décadas de 1940 e 1950, os profissionais recebem influência de outras correntes teóricas que fundamentam o seu trabalho. Diante desta afirmação, está CORRETO apenas o que se apresenta na alternativa:
  • A Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social brasileiro recebe influência tecnicista advindas de correntes teóricas norte-americanas.
  • B Nos anos 1940 e 1950, é influenciada pelo tecnicismo, a psicanálise e a sociologia Weberiana.
  • C Nos anos 1940 e 1950, como base nas ideias positivista e funcionalista/sistêmica, dá início ao desenvolvimento de uma abordagem individualista, com valorização da técnica e intenção de ajustamento psicológico.
  • D Nos anos 1940 e 1950, há um movimento de renovaçãona profissão que buscava uma ruptura com o conservadorismo. Este movimento se expressa por meio de umareconceituação do Serviço social.
  • E Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social se laiciza e os profissionais ampliam sua atuação para as áreas de pesquisa, administração, planejamento, estabelece interlocução com as ciências sociais e se aproxima dos movimentos "de esquerda", como por exemplo, o sindicalismo classista.

Os primeiros países formadores de Assistentes Sociais latino-americanos são o Chile, o Brasil e o Peru, respectivamente em 1925, 1936 e 1937. Nesse período, a especificidade do Serviço Social brasileiro e latinoamericano se deve, principalmente, a:

  • A adoção teórica do marxismo.
  • B sua intrínseca relação com a Igreja Católica.
  • C influência norte americana.
  • D relação Estado Sociedade.
  • E implementação de política sociais universais.

Segundo Netto (2007), a reconceituação do Serviço Social foi um processo que emergiu nos anos de 1960, constituindo um marco para a história do Serviço Social brasileiro. Nesse sentido, a afirmação e a cristalização da perspectiva modernizadora são simbolizadas pelos encontros de:

  • A Sumaré e Alto da Boa Vista
  • B Araxá e Sumaré
  • C Teresópolis e Araxá
  • D Alto da Boa Vista e Teresópolis
No que se refere ao movimento de reconceituação do serviço social na América Latina, especialmente no Brasil, assinale a opção correta.
  • A Esse movimento carece de legitimação, pois foi construído por grupo relativamente pequeno de profissionais, especialmente por aqueles vinculados à academia.
  • B Apesar do caráter revolucionário desse movimento, não houve esforço no sentido de superar o pragmatismo presente no serviço social.
  • C O serviço social brasileiro, devido ao contexto do regime militar então vigente no país, acabou por não exercer papel de destaque no movimento de reconceituação latino-americano.
  • D Um dos legados mais importantes desse movimento foi o fortalecimento teórico-metodológico da profissão, mediante a busca de modelos de análise, diagnóstico e planejamento.
  • E Esse movimento constituiu um marco histórico ao desencadeara crítica ao serviço social tradicional e contribuir para a construção da alternativa crítica de orientação marxista.

Alguns autores do serviço social retratam a importância da articulação e do intercâmbio do serviço social entre países do continente latino‐americano. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o organismo latino‐americano que possui a finalidade de organizar, articular e propor estratégias que tenham incidência no campo da formação profissional e da produção de conhecimento no serviço social na América Latina.

  • A Associação Latino‐americana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ALAEITS)
  • B Centro de Investigação Latino‐americano (CILATS)
  • C Associação Latina de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ALEPSS)
  • D Conselho Latino‐americano de Serviço Social (COLASS)
  • E Associação Latino‐americana de Serviço Social Crítico (ALASSC)