Questões de Revolução Industrial (História)

Limpar Busca

Analise o excerto, que aproxima a especialização do trabalho industrial ao filme Tempos Modernos, lançado em 1936, dirigido e protagonizado por Charles Chaplin.

A manufatura, diz Marx, “estropia o trabalhador e faz dele uma espécie de monstro, favorecendo, como numa estufa, o desenvolvimento de habilidades parciais, suprimindo todo um mundo de instintos e capacidades”. [...] Em Tempos Modernos são excelentes as cenas em que o corpo alcança uma condição automatizada, com movimentos precisos e ritmo regular. Procurando mostrá-lo como mais uma peça da engrenagem, o personagem de Chaplin perde o controle, tornando-se puro movimento automático das mãos. [...] Carlitos, enlouquecido, puro movimento automático, [persegue] uma mulher pela rua, ao confundir botões de seu vestido com os parafusos que deve apertar.

(Carlos Alberto Vesentini, “História e ensino: o tema do sistema de fábrica visto através de filmes”. In: Circe Maria Fernandes Bittencourt (org.) O saber histórico na sala de aula, 1998)

A comparação, veiculada pelo excerto,

  • A permite a avaliação em sala de aula dos efeitos socialmente positivos do aumento da produtividade industrial.
  • B opõe-se à proposta de utilização de conteúdos culturais diversos como procedimento pedagógico em salas de aula.
  • C confirma aos olhos dos estudantes a superioridade da análise científica da sociedade sobre as expressões ficcionais.
  • D incorpora à sala de aula o conteúdo programático revolução industrial inexistente na grade curricular de história.
  • E demonstra a possiblidade de emprego didático de linguagens artísticas em discursões teóricas.

As percepções humanas são suscetíveis de alterações a depender de elementos do seu contexto. Historicamente, a capacidade atencional para apreender imagens em deslocamento foi desenvolvida no século XIX. Uma abordagem interdisciplinar desse fenômeno, nesse período, deve ser apresentada aos estudantes a partir

  • A da contemporaneidade do expressionismo na arte, dos avanços da neurociência.
  • B do crescente desenvolvimento das tecnologias digitais, do emprego generalizado de fármacos excitativos.
  • C do avanço das mídias de publicidade, da mecanização da produção agrícola.
  • D da ampliação da oferta de leitura aos habitantes dos centros urbanos, do progresso da capacidade de concentração.
  • E da dinâmica urbana das metrópoles, da evolução da tecnologia de transportes e do cinema.

“O que significa a frase ‘a revolução industrial explodiu’? Significa que, a certa altura da década de 1780 e pela primeira vez na história da humanidade, foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que daí em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida, constante e, até o presente, ilimitada de homens, mercadorias e serviços. Esse fato é hoje tecnicamente conhecido pelos economistas como a ‘partida para o crescimento autossustentável’. Nenhuma sociedade anterior tinha sido capaz de transpor o teto que uma estrutura pré-industrial, uma tecnologia e uma ciência deficientes e, consequentemente, o colapso, a fome e a morte periódicas impunham à produção.”

Fonte: HOBSBAWM, E. A era das revoluções. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009. p. 50. (Adaptado)

Sobre a revolução industrial, assinale a afirmativa correta.

  • A A aceleração tecnológica que teve início no século XVIII incidiu em crescimento autossustentável, o qual minimizou os impactos ambientais da produção de bens para a humanidade.
  • B A revolução industrial é denominada desse modo por alterar a competição entre potências para o plano exclusivamente econômico, dispensando as atuações diplomáticas ou militares para o aumento da produção.
  • C Os trabalhadores mostraram-se favoráveis à introdução de máquinas no setor produtivo, compreendendo imediatamente a capacidade delas em reduzir o esforço nas jornadas de trabalho.
  • D O principal regulador dos salários dos trabalhadores foi o grande contingente numérico desse grupo, aliado à inexistência de proteções legais.
  • E A condição de vida precária dos trabalhadores foi gradualmente eliminada a partir da capacidade tecnológica da revolução industrial.

Sobre a Revolução Industrial e suas consequências sociais, econômicas e políticas, marque a alternativa CORRETA:

  • A A Revolução Industrial foi caracterizada pela transição do trabalho manual para a produção mecanizada em larga escala.
  • B O processo industrial resultou na redução da desigualdade social durante o século XIX.
  • C As primeiras indústrias foram estabelecidas no continente americano.
  • D O sistema fabril foi rapidamente aceito por todas as sociedades europeias, sem resistências culturais.

Revolução Industrial também intensificou o processo de imperialismo no século XIX, ampliando as disputas econômicas e territoriais entre as potências europeias. Sobre esse contexto, marque a alternativa CORRETA:

  • A As potências europeias buscavam mercados consumidores, matérias-primas e áreas para investir capitais excedentes.
  • B O imperialismo do século XIX foi exclusivamente motivado pela necessidade de expansão territorial.
  • C A corrida imperialista foi liderada pelos países da América do Sul e da Ásia.
  • D As colônias conquistadas no século XIX eram autônomas em relação às metrópoles.