Questões de Representações da Surdez - visão clinicopatológica e visão socioantropológica (Libras)

Limpar Busca

Leia o trecho a seguir.

O oralismo tem sido e continua sendo, ainda hoje, em boa parte do mundo, a ideologia dominante dentro da educação dos surdos. A concepção do sujeito surdo ali presente diz respeito exclusivamente a uma dimensão clínica — a surdez como deficiência, os surdos como sujeitos patológicos — numa perspectiva terapêutica — a surdez deve reeducar-se e/ou curar-se, os surdos devem ser reeducados e/ou curados. E a conjunção de ideias clínicas e de ideias terapêuticas conduziu, historicamente, a uma transformação progressiva e sistemática do contexto escolar e de suas discussões e enunciados, em contextos médico-hospitalares.

Fonte: LANE, 1993 apud In: SKLIAR, C.B. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 51-73.


Tal fato pode ser constatado quando, em 1988, os diretores das mais renomadas escolas para surdos da Europa propuseram acabar com

  • A o gestualismo e dar lugar à palavra falada.
  • B as pressões geradas pelas políticas de integração social e escolar.
  • C as representações do imaginário social acerca dos surdos e da surdez.
  • D a participação da comunidade de surdos no debate linguístico e pedagógico.

A história do povo surdo foi marcada pelas constantes avaliações clínicas concentradas no modelo ouvintista, que define a surdez como uma deficiência que deve ser corrigida. Dessa forma, a autora Dorziart (2006) apresenta algumas tecnologias que foram fundamentadas no modelo oral. O uso de tecnologias utilizadas no método oralista denomina-se

  • A Hand Talk. 
  • B Closed caption.
  • C Telephone Device for Deaf (TDD).
  • D aparelhos de ampliação sonora individual (AASI).

Julgue o item a seguir. 


A língua utilizada pela população ouvinte é a majoritária do país e sua modalidade é oral. No caso do Brasil, é a língua portuguesa, mas, para a Comunidade Surda, a realidade é outra. Os surdos se comunicam pela língua de sinais e, por isso, são caracterizados como um grupo linguisticamente inferior. 

  • Certo
  • Errado
Em consonância com a visão socioantropológica que caracteriza o surdo como sendo um sujeito de condição distinta em seu aspecto linguístico e cultural 
  • A ressalta-se o processo de busca pela igualdade com o domínio da língua portuguesa como estratégia de acesso à aprendizagem da Libras.
  • B propõe-se correção de deficits por meio de implantes cocleares e protetização concomitante à aprendizagem da língua portuguesa e da Libras.
  • C tem-se como fundamento o pressuposto de que a comunicação do surdo se altera mediante a qualificação da surdez (condutiva, neurossensorial ou mista).
  • D deve-se privilegiar a língua de sinais (Libras) como primeira língua e a língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua a ser aprendida pelos alunos surdos.

A presença da iconicidade é uma característica inerente e fundamental à Língua de Sinais, e isso ocorre porque:

  • A permite a representação de traço semântico do significado ou designa uma relação de semelhança entre o signo e aquilo que ele representa
  • B altera a expressão sintática dos itens lexicais, estabelecendo uma relação entre o que é visual e o que é auditivo
  • C transmite conhecimentos e proporciona acesso a conceitos universais de qualquer outra linguagem
  • D permite perceber dois eventos de forma coincidente - em um mesmo instante – na representação espacial dos turnos de discursos na Língua de Sinais