Questões de Representações da Surdez - visão clinicopatológica e visão socioantropológica (Libras)

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O conhecimento sobre as características da surdez permite àqueles que se relacionam ou que pretendem desenvolver algum tipo de trabalho pedagógico com pessoas surdas, a compreensão desse fenômeno, aumentando sua possibilidade de atender às necessidades especiais constatadas. Sobre as características da surdez, podemos afirmar:

  • A Na Surdez leve a criança é capaz de perceber os sons da fala; adquire e desenvolve a linguagem oral espontaneamente; o problema geralmente é tardiamente descoberto; dificilmente se coloca o aparelho de amplificação porque a audição é muito próxima do normal.
  • B Na Surdez severa a criança terá dificuldades em adquirir a fala e linguagem espontaneamente; poderá adquirir vocabulário do contexto familiar, mas não existe a necessidade do uso de aparelho de amplificação.
  • C Quanto à etiologia, (causas da surdez), elas se dividem em dois grupos apenas: Pré-natais, surdez provocada por fatores genéticos e hereditários; Perinatais, surdez provocada mais frequentemente por parto prematuro.
  • D Na Surdez moderada, a pessoa terá dificuldade para ouvir o ruído de caminhão, de discoteca, de uma máquina de serrar madeira ou, ainda, o ruído de um avião decolando.

Os Estudos Surdos constituem um campo interdisciplinar que investiga a surdez, a cultura surda e a língua de sinais a partir de diferentes perspectivas. Considerando as contribuições dos Estudos Surdos para a compreensão da surdez, qual das seguintes afirmações não reflete a perspectiva atual sobre a surdez?

  • A A surdez é vista como uma diferença linguística e cultural, e não como uma deficiência a ser corrigida.
  • B A língua de sinais é um sistema linguístico complexo e completo, com estrutura gramatical própria e capacidade de expressar qualquer conceito.
  • C A cultura surda é rica em expressões artísticas, literárias e sociais, que refletem a experiência visual e a identidade surda.
  • D A integração dos surdos na sociedade ouvinte deve ser priorizada, incentivando o uso de próteses auditivas e a oralização.

O conhecimento sobre as características da surdez permite àqueles que se relacionam ou que pretendem desenvolver algum tipo de trabalho pedagógico com pessoas surdas, a compreensão desse fenômeno, aumentando sua possibilidade de atender às necessidades especiais constatadas. Sobre as características da surdez, podemos afirmar:

  • A Na Surdez leve a criança é capaz de perceber os sons da fala; adquire e desenvolve a linguagem oral espontaneamente; o problema geralmente é tardiamente descoberto; dificilmente se coloca o aparelho de amplificação porque a audição é muito próxima do normal.
  • B Na Surdez severa a criança terá dificuldades em adquirir a fala e linguagem espontaneamente; poderá adquirir vocabulário do contexto familiar, mas não existe a necessidade do uso de aparelho de amplificação.
  • C Quanto à etiologia, (causas da surdez), elas se dividem em dois grupos apenas: Pré-natais, surdez provocada por fatores genéticos e hereditários; Perinatais, surdez provocada mais frequentemente por parto prematuro.
  • D Na Surdez moderada, a pessoa terá dificuldade para ouvir o ruído de caminhão, de discoteca, de uma máquina de serrar madeira ou, ainda, o ruído de um avião decolando.

A linguagem permite ao homem estruturar seu pensamento, traduzir o que sente, registrar o que conhece e comunicar-se com outros homens. Ela marca o ingresso do homem na cultura, construindo-o como sujeito capaz de produzir transformações nunca antes imaginadas. Sobre a linguagem e a Surdez é correto afirmar:

  • A A linguagem de uma criança surda brasileira deve efetivar-se mediante o aprendizado da aquisição de Libras, não sendo obrigatório o ensino de Língua Portuguesa.
  • B É de fundamental importância que a influência da Língua Portuguesa oral sobre a cognição, seja supervalorizada em relação ao desempenho do aluno com surdez, dificultando sua aprendizagem e diminuindo suas chances de integração plena.
  • C É importante perceber que as crianças adquirem a língua por meio da exposição formal e por lhes ser ensinada. A experiência na escola e instituições especializadas é fundamental.
  • D Tanto a criança ouvinte como a criança surda passam por estágios de desenvolvimento da linguagem, mas, caso não recebam dados linguísticos satisfatórios, ambas apresentarão defasagem nesses estágios.

A tecnologia tem evoluído e os dispositivos voltados à reabilitação auditiva também têm acompanhado essa evolução. No que diz respeito aos aspectos clínicos relacionados à surdez e à reabilitação auditiva, dadas as afirmativas,

I. Hoje em dia, os aparelhos de implante coclear podem ser recomendados para qualquer pessoa que apresente perda auditiva profunda bilateral.
II. Fatores como a idade, o grau e o tipo da perda auditiva são determinantes para o tipo de reabilitação a ser conduzida.
III. Apesar dos avanços tecnológicos, o implante coclear não representa uma cura para a surdez.
IV. Dada a dificuldade de acesso e resposta a uma reabilitação auditiva de qualidade, a maior parte das pessoas surdas no Brasil são usuárias da Libras, conforme pesquisa do IBGE. Por esse motivo, é necessária uma política que promova essa língua.
V. Para perdas profundas, pré-linguísticas e bilaterais, recomenda-se o Aparelho de Amplificação Sonora Individual.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e IV.
  • B II e III.
  • C I, II e V.
  • D I, III e IV.
  • E II, III e V.