Questões de Qualidade da avaliação de serviços em bibliotecas (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Tornar possível a ocorrência de eventos que de outro modo não aconteceriam, reduzir riscos e aumentar o aproveitamento de oportunidades, compensar incertezas e mudanças e reduzir custos são vantagens da atividade de avaliação de serviços de informação.

  • Certo
  • Errado

As funções-fim de uma biblioteca são inúmeras. O exercício eficaz dessas funções remete-nos ao processo de comunicação da informação em bibliotecas, cujos extremos são, de um lado, os emissores, ou seja, todas as fontes documentais das quais temos notícias, reais ou virtuais, existentes na biblioteca ou não, e, de outro lado, os consumidores, os nossos clientes, ou receptores do sistema. Para que incorporemos a verdadeira dimensão de uma agente de transferência de informações - canais de comunicação -, que afinal é o nosso propósito primeiro e último, é necessário que conheçamos esses extremos, a saber: as coleções, e como explorá-las adequadamente e, do outro lado, os usuários, suas demandas, necessidades e interesses. Se não dominarmos esses extremos, com certeza, alguns ruídos surgirão, impedindo o livre trânsito da informação.
Idem, ibidem

A respeito do assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta.

  • A Depois que a necessidade de informação é reconhecida, o bibliotecário de referência deverá informar o conteúdo, o assunto, a apresentação, a forma de comunicação. Deve-se, também, ter conhecimento do volume de informação necessário, da frequência das comunicações e do prazo em que a informação deve ser fornecida.
  • B A realização de cursos, aulas, palestras, visitas orientadas, orientação pictográfica e consultoria bibliográfica visa à educação dos usuários de uma biblioteca.
  • C Os critérios psicossociológicos definem a categoria de usuários como socioprofissional, a especialidade e a natureza da atividade para a qual a informação é procurada e o objeto da relação com os sistemas de informação.
  • D As modalidades da pesquisa e da comunicação das informações são semelhantes às necessidades de informação.

Dentre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em bibliotecas, destaca-se

  • A a crescente padronização de procedimentos administrativos, com ênfase na adoção da automação.
  • B o excesso de trâmites burocráticos para a adoção de medidas consideradas como prioritárias.
  • C a resistência de funcionários mais antigos quanto a mudanças em suas práticas de trabalho.
  • D a falta de registro sistemático de dados sobre o desempenho da unidade de informação.
  • E o aumento de exigências por parte dos clientes da unidade de informação.