Questões de Psicologia da Comunicação (Publicidade e Propaganda)

Limpar Busca

Julgue o item a seguir, relativo a conceitos e finalidades da publicidade.


A publicidade é uma atividade semiótica, na qual são utilizados signos e símbolos para a construção de universos significativos que agregam valor emocional e funcional às marcas e produtos.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir, relativo a conceitos e finalidades da publicidade.


A função denotativa dos signos publicitários é considerada o aspecto central da comunicação, ao passo que a função conotativa, associada a significados culturais e simbólicos, tem um papel secundário no processo de persuasão.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir, em relação à mídia, ao planejamento e à estratégia de omnichannel


A estratégia de omnichannel assume a interação prática e total de todos os canais para oferecer experiência completa ao consumidor de forma nivelada. 

  • Certo
  • Errado

Leia o trecho abaixo no qual Armando Sant’Anna discute alguns aspectos da teoria publicitária.

É comum observar que propagandas de cerveja fazem uso do _____, uma cor quente, a cor do verão, do sol, da alegria. Seguindo o mesmo raciocínio, campanhas de balas que propõem trazer frescor e a percepção de algo “geladinho” fazem uso do _____, ou cinza, cores consideradas mais frias. O mesmo vale para os ritmos dos jingles, que, quando mais _____, levam o consumidor a uma maior reflexão; e quando o ritmo é mais _____, promove nos indivíduos a sensação e o estímulo para uma ação. No entanto, os aspectos de ordem física, fisiológica e psicológica, que cientificamente podem ser constatados – como o comprimento de onda –, não são _____ quanto ao fato de influírem no comportamento de compra. Autores consagrados afirmam que o uso de uma cor ou de um ritmo musical compõe um universo que impacta o consumidor, mas pela mensagem da peça publicitária. É como se cores e sons tivessem o papel de _____ para a mensagem ali contida.
(SANT'ANNA, 9 ed, 2016)


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A laranja – lilás – alegres – cadenciados – consenso – ruído.
  • B amarelo – azul – lentos, acelerados – unanimidade – moldura.
  • C vermelho – verde – agitados – sincopados – dissonantes – canal.
  • D amarelo – branco – acelerados – lentos – considerados – feedback.
  • E laranja – amarelo – tristes – metálicos – majoritários – ambiência.

Alguns autores afirmam que a publicidade obtém êxito quando é capaz de contribuir para que consumidores consigam transitar entre diferentes níveis de comunicação: desconhecimento, conhecimento, compreensão, convicção, ação. A partir da identificação do estágio em que ele se encontra, há o esforço para levá-lo a um mais avançado, a partir de mensagens específicas.

Sobre esses cinco níveis de comunicação regularmente descritos na literatura da área, verifica-se que

  • A o desconhecimento é um estágio terminal, que não pode ser ultrapassado.
  • B a compreensão é a base mínima em que se busca a identificação do produto.
  • C a ação é o estágio inicial de busca por reconhecimento da marca e da embalagem.
  • D a convicção é o estágio no qual o consumidor acrescenta motivações emocionais.
  • E o conhecimento é a etapa em que o consumidor ainda não ouviu falar do produto.