Questões de Prototipação (Engenharia de Software)

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A respeito de gestão de projetos de inovação, julgue o item a seguir.


No design thinking, a fase de prototipagem visa criar modelos finais e prontos para uso do produto desenvolvido.

  • Certo
  • Errado

No que se refere a UX (user experience), blockchain, design de software e gerenciador de transições distribuídas, julgue o item subsequente.


No planejamento de interação para aplicações web, o envio de mockups próximos aos breakpoints contribui para a orientação de mudanças no layout e para a precisão na UI.

  • Certo
  • Errado

Considerando as afirmativas a seguir, assinale a opção que indica aquelas que descrevem as vantagens da prototipação.

I. Prototipação permite que as partes interessadas tenham uma visão clara do produto final antes do início do desenvolvimento.
II. A prototipação ajuda a identificar problemas de usabilidade no início do processo de design.
III. A prototipação garante que o produto final será desenvolvido sem precisar de ajustes ou correções.
IV. A prototipação permite que funcionalidades sejam testadas de forma incremental antes da implementação completa.
V. A prototipação elimina a necessidade de revisões ou alterações posteriores no ciclo de desenvolvimento.

Está correto o que se afirma em

  • A I, III e IV.
  • B II, IV e V.
  • C I, II e IV.
  • D II, III e V.
  • E Todas estão corretas.

Prototipar é uma parte essencial no desenvolvimento de software, pois permite que as equipes testem ideias com os usuários antes de partirem para o produto. Em um projeto, a equipe de desenvolvimento decide criar um protótipo de alta fidelidade para validar a interface com os usuários antes de seguir adiante.
Durante a fase de prototipação, a abordagem correta é

  • A criar o protótipo de alta fidelidade sem envolver os usuários, para ganhar tempo e não se preocupar com feedback inicial.
  • B pular a etapa de prototipação e lançar logo o produto final, acelerando o cronograma do projeto.
  • C usar o protótipo para testar com os usuários, coletando feedback que ajude a melhorar o design antes de desenvolver o sistema completo.
  • D focar só no design visual do protótipo e deixar a navegação e interação para depois.
  • E ignorar a experiência dos usuários e concentrar-se apenas nas questões técnicas.

No contexto da Engenharia de Software, o levantamento e a elicitação de requisitos são etapas essenciais para garantir que o sistema atenda às expectativas dos stakeholders. Um time de desenvolvimento está utilizando diferentes técnicas para elicitar requisitos para um novo sistema de gestão de projetos.
Para garantir que todos os requisitos críticos sejam corretamente identificados e documentados, deve-se

  • A focar exclusivamente em entrevistas com a alta direção, ignorando os usuários finais.
  • B utilizar técnicas de prototipação para permitir que os usuários interajam com um modelo preliminar e forneçam feedback antes do desenvolvimento completo.
  • C implementar imediatamente um MVP sem coletar feedback de stakeholders, para acelerar o lançamento.
  • D reunir todos os requisitos de uma vez no início do projeto e evitar mudanças durante o desenvolvimento.
  • E deixar que a equipe de desenvolvimento defina os requisitos sem a participação dos stakeholders.