Questões de Profissionais de Biblioteca (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Sobre as atividades que são da competência do agente de serviços de biblioteca escolar, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Coletar dados e elaborar relatórios estatísticos.
( ) Organizar listas de publicações disponíveis para permuta.
( ) Inserir dados bibliográficos no sistema de informação.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – V.
  • B V – F – V.
  • C V – V – V.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.

Conforme discutido no artigo de Brisa Pozzi de Sousa e Mariângela Spotti Lopes Fujita (2012), sobre a relação entre catálogos impressos e catálogos on-line e o papel dos bibliotecários, qual das alternativas a seguir está CORRETA?

  • A A representação temática dos documentos nos catálogos é irrelevante para a recuperação da informação, pois os usuários utilizam, principalmente, títulos e autores nas buscas.
  • B A análise de assuntos nos catálogos não precisa seguir parâmetros metodológicos, pois as variações na indexação não afetam o processo de recuperação da informação.
  • C A falta de uma análise de assuntos padronizada pode dificultar a recuperação da informação pelos usuários, tornando essencial que os bibliotecários sigam parâmetros metodológicos na representação temática dos documentos.
  • D Nos catálogos on-line, a recuperação da informação é automática e não exige a preocupação com a representação temática por parte dos bibliotecários.
  • E Os catálogos impressos e on-line apresentam funções distintas, e por isso a representação temática dos documentos só é importante nos catálogos impressos.

De acordo com o livro “Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola”, de Glória Durban Roca, a implementação da biblioteca escolar deve ser conceituada com uma estratégia, projetada e incentivada pela administração educacional e pelas equipes diretoras, para incentivar e dar apoio, de maneira contínua, a processos concretos de melhoria do ensino que estejam sendo desenvolvidos nas escolas. Tendo em vista a relação entre a biblioteca escolar e a dimensão pedagógica da escola, assinale a afirmativa correta.

  • A A biblioteca escolar deve ser o núcleo ou o coração da escola, tendo em vista sua importância no âmbito do planejamento e da organização escolar.
  • B A chave para a inovação educacional está na implementação de ferramentas e recursos informacionais e não nas mãos dos professores e dos bibliotecários escolares.
  • C A biblioteca escolar deve investir em sua dimensão informacional e não pedagógica, uma vez que atua de maneira independente da função de apoio à prática docente.
  • D O coordenador da biblioteca se apresenta enquanto um agente imprescindível para a organização e o planejamento educacional; portanto, é necessário que seja um professor da própria escola.

Assinale a alternativa que diz respeito a uma atividade do Auxiliar de Biblioteca:

  • A É necessário que o Auxiliar de Biblioteca mantenha sempre o acervo organizado de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD).
  • B Não compete ao Auxiliar de Biblioteca higienizar e consertar documentos, pois essa tarefa cabe a um profissional restaurador de coleções de obras.
  • C O Auxiliar de Biblioteca não participa do inventário de um acervo, sendo, portanto, responsabilidade exclusiva do bibliotecário.
  • D O Auxiliar de Biblioteca coopera com a editoração de trabalhos acadêmicos.

No Brasil, a Lei que regulamenta a profissão de Técnico em Biblioteconomia é:

  • A Lei n.º 9.674, de 25 de junho de 1998.
  • B Lei n.º 10.753, de 30 de outubro de 2003.
  • C Lei n.º 13.601, de 9 de janeiro de 2018.
  • D Lei n.º 14.837, de 8 de abril de 2024.