Questões de Processo ou Ciclo de Compras (Administração de Recursos Materiais)

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No que se refere à gestão de compras nas organizações, julgue o item subsequente.

O processo de compras inclui as etapas de recebimento da requisição de compras das unidades administrativas, consulta aos fornecedores, recebimento das propostas e montagem do mapa comparativo de preços.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsecutivo, relativos à gestão de estoques e materiais nas organizações.



O custo de aquisição dos materiais e o tempo de sua armazenagem em estoque dependem fundamentalmente da eficácia das áreas de controle de estoques, de armazenamento e de compras da organização.

  • Certo
  • Errado

Sobre as notas fiscais, analise as afirmativas abaixo. Marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[ ] A nota fiscal é um documento emitido pelo fornecedor, para notificação específica ao fisco dos dois impostos a seguir: Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS).
[ ] A nota fiscal aplica-se também ao transporte, durante o trajeto entre o estabelecimento vendedor até o comprador.
[ ] A nota fiscal independentemente de como fora elaborada e/ou recebida, possui valor como instrumento de cobrança.
[ ] O corpo da nota fiscal é o campo destinado ao protocolo de recebimento das mercadorias pelo destinatário.

  • A V, V, V, V
  • B V, F, V, F
  • C F, V, F, F
  • D V, V, F, V
  • E F, V, V, F

A avaliação de desempenho dos fornecedores é uma etapa crucial para garantir a qualidade e a eficiência do processo de compras. Para realizar uma avaliação abrangente e eficaz, o auxiliar de compras deve:

  • A Utilizar exclusivamente indicadores financeiros, como preço, descontos e prazos de pagamento, para determinar o desempenho do fornecedor, desconsiderando aspectos como qualidade, pontualidade e atendimento.
  • B Basear-se apenas na opinião dos usuários internos dos produtos ou serviços fornecidos, sem levar em consideração dados objetivos e métricas de desempenho, como indicadores de qualidade e pontualidade.
  • C Implementar um sistema de avaliação multicritério, que considere tanto aspectos quantitativos (preço, prazo, qualidade) quanto qualitativos (atendimento, flexibilidade, capacidade de inovação), utilizando ferramentas como pesquisas de satisfação e análise de indicadores de desempenho.
  • D Realizar auditorias presenciais nas instalações do fornecedor periodicamente, para verificar as condições de produção e armazenamento dos produtos, mesmo que isso gere custos adicionais e demande tempo da equipe de compras.

No contexto das compras públicas, a análise de valor tem como objetivo:

  • A Aumentar os custos dos materiais adquiridos.
  • B Simplificar as especificações técnicas, desconsiderando padrões.
  • C Reduzir custos mantendo ou melhorando a qualidade e funcionalidade.
  • D Priorizar a aquisição de produtos importados.