Questões de Patologias e Lesões (Educação Física)

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Em média, 10% dos indivíduos com síndrome Down têm grande instabilidade entre atlas e áxis (primeira vértebras cervicais).

Em razão dessa característica, deve-se

  • A proibir a prática de esportes de contato, sejam eles individuais ou coletivos.
  • B realizar exercícios específicos de fortalecimento e mobilidade nessa região.
  • C evitar atividades de impacto ou grande mobilidade nessa região.
  • D colocar um colar cervical para proteger a região durante a prática esportiva.
  • E direcionar essas pessoas para atividades físico-esportivas no meio líquido.

Tendo em vista a prescrição, a supervisão e a avaliação de exercícios e atividades físicas para diabéticos, o profissional de educação física precisa se atentar tanto para aspectos relacionados à atividade física e exercícios quanto ao tipo de acometimento da pessoa a ser atendida. Com base nessa perspectiva, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O diabetes mellitus do tipo 2 é um distúrbio endócrino caracterizado por hipoglicemia. Trata-se de condição heterogênea de etiologias múltiplas, e que acarreta grande problema à saúde pública. Essa forma de diabetes se caracteriza principalmente por se manifestar na infância e responde por 90-95% do diabetes em pessoas nessa faixa etária, e também adolescentes acima do peso.

( ) Programas de atividade física para indivíduos com diabetes sem complicações ou limitações significativas devem incluir exercícios aeróbios e resistidos apropriados para desenvolver e manter a aptidão cardiorrespiratória, a composição corporal, a força e a resistência muscular.

( ) Logo após a finalização de uma a atividade física, o músculo esquelético continua a captar glicose de forma eficiente, com o objetivo de recompor o glicogênio muscular e hepático, bem como devolver o equilíbrio do organismo, podendo ocorrer hipoglicemias até quarenta e oito horas após a finalização do exercício.

( ) O diabetes mellitus do tipo 2 é uma patologia de múltiplas etiologias, é decorrente de uma incapacidade da insulina em exercer suas funções adequadamente, levando a consequências devastadoras, principalmente quando compromete a circulação de órgãos vitais como coração, rins, nervos, olhos e vasos sanguíneos.

( ) Os cuidados com indivíduos portadores do diabetes mellitus do tipo 2 incluem as seguintes estratégias: reeducação alimentar, modificações dos hábitos de vida, suspensão do fumo – caso o indivíduo fume, regularidade nas atividades físicas e, caso faça uso de medicamento, medir os índices glicêmicos antes e após cada sessão de exercícios.

( ) No exercício resistido com peso, a diminuição na massa muscular magra acarreta aumento no metabolismo durante e no pós-treino. A atividade anaeróbia propicia melhora na captação e utilização do oxigênio pelos tecidos, e ainda promove redução do peso corporal, o grande problema do diabetes mellitus do tipo 2.


A sequência está correta em

  • A V, F, V, F, F, V.
  • B V, V, F, V, V, F.
  • C F, F, F, F, F, V.
  • D F, V, V, V, V, F.

Durante uma partida de futebol na aula de Educação Física, um aluno de 14 anos, ao disputar uma bola de cabeça, choca-se com outro colega e cai no chão. Ao se levantar, queixa-se de dor de cabeça, demonstra confusão sobre o placar do jogo e parece mais lento para responder às perguntas do professor. Esses sinais são altamente sugestivos de uma concussão cerebral (traumatismo cranioencefálico leve). Diante dessa suspeita, o protocolo de primeiros socorros exige uma ação imediata e específica para garantir a segurança do aluno. Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta e prioritária do professor.

  • A Remover imediatamente o aluno da atividade, mantê-lo em repouso em local seguro, não administrar qualquer medicação, acionar o serviço médico de emergência ou contatar os responsáveis para que o levem a uma avaliação médica, e monitorar continuamente seu estado de consciência.
  • B Aplicar gelo no local do impacto e permitir que o aluno descanse por cinco minutos no banco. Se após esse período ele afirmar que a dor de cabeça passou e se sentir bem, ele pode ser autorizado a retornar ao jogo.
  • C Testar o equilíbrio do aluno pedindo que ele ande em linha reta e, caso consiga, liberá-lo para continuar jogando, mas em uma posição de menor contato físico, como a de goleiro.
  • D Tranquilizar o aluno, oferecer-lhe um analgésico comum para a dor de cabeça e água com açúcar para combater a tontura, e observar sua evolução à distância, permitindo que ele permaneça na lateral do campo.

A osteoporose é um sério problema de interesse público. Sobre a osteoporose, analisar os itens.

I. É uma condição de baixa massa óssea por meio da deterioração da estrutura dos ossos, deixando-os frágeis e propícios a fraturas.
II. A prática de atividade física não é capaz de promover o aumento da densidade e fortalecimento ósseo e, por esse motivo, manter-se em estado físico ativo não é recomendável a portadores de osteoporose.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item II.
  • C Em nenhum dos itens.
  • D Em ambos os itens.

Durante a orientação de atividades físicas em grupos da Estratégia Saúde da Família, o Educador Físico deve considerar as especificidades de cada público. No caso de indivíduos hipertensos, a prescrição do exercício deve observar cuidados quanto à intensidade e ao tipo de atividade. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A A musculação é contraindicada para hipertensos, mesmo com controle medicamentoso.
  • B O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é sempre a melhor opção, mesmo para hipertensos sedentários.
  • C Caminhadas de intensidade moderada são recomendadas e devem ser precedidas e seguidas por alongamento.
  • D Exercícios anaeróbicos intensos são preferíveis, pois melhoram rapidamente a função cardiovascular.