Questões de Políticas Públicas para Artes Cênicas (Artes Cênicas)

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Na composição cênica, são considerados elementos, exceto:

  • A Trilha sonora.
  • B Palco.
  • C Figurinos.
  • D Cenário.
  • E Iluminação.

Segundo os PCN-Arte (1997), na primeira metade do século XX, as atividades de teatro e dança nas escolas eram

  • A autônomas das outras linguagens e ganhavam atenção especial na formação dos jovens graças ao sucesso do teatro e da dança do Brasil no exterior.
  • B somente reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares nas celebrações de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar.
  • C fundamentos para o aprendizado dos jovens por fornecer base para o comportamento criativo, pressuposto do movimento escolanovista.
  • D disciplinas rigorosamente tradicionais e articuladas com a área de Humanidades, nas quais a Filosofia e a História eram também fundamentais.
  • E a vanguarda da formação dos jovens, que, nas disciplinas, podiam exercitar a imaginação e, principalmente, as atividades físicas, uma inovação em termos educacionais no período.

A formação de público é um dos principais desafios dos espaços culturais e da produção cultural e tem como agravante a crise econômica, política e educacional que o Brasil enfrenta nesse momento (de 2013 até o presente). A acessibilidade cultural, nesse contexto, pode ser uma aliada nas inovações necessárias e na reinvenção da produção cultural, criando espaços acolhedores e ergonômicos, discursos mais democráticos e recursos de comunicação e mediação multissensoriais que consideram novos públicos e novas formas de acessar e fruir espaços, serviços e produtos culturais. Viviane Sarraf. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência - benefícios para todos. In: Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n.0 6, junho/2018, p. 23-43.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca de acessibilidade em espaços culturais.

  • A Uma das principais frentes de luta pela acessibilidade às manifestações artístico-culturais na atualidade busca que ela seja incluída no texto da Declaração Internacional de Direitos Humanos, a fim de ser considerada como direito universal do cidadão.
  • B Na atualidade, entende-se por acessibilidade a eliminação de barreiras físicas/arquitetônicas de um espaço construído.
  • C O desenho universal é uma tecnologia direcionada apenas aos que dele necessitam.
  • D A acessibilidade cultural refere-se exclusivamente ao acesso de pessoas com deficiência.
  • E Para que as instituições culturais sejam universalmente acessíveis, elas deverão oferecer a todos os visitantes pleno acesso a seus espaços e conteúdos, independentemente das condições sociais, sensoriais, cognitivas ou físicas dessas pessoas.

Foi aprovado com unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, o tombamento do conjunto arquitetônico do Sesc Pompeia (SP). Foi integrado ao patrimônio cultural nacional por ser considerado como um marco da arquitetura brasileira e por seus valores técnicos e estéticos, em especial pelas intervenções em sua estrutura, desenvolvidas por Lina Bo Bardi. O complexo da Pompeia tornou-se uma referência arquitetônica nacional e internacional e um dos mais importantes centros de convivência e de cultura da cidade de São Paulo. Portal do Iphan, 2015 (com adaptações).
Considerando o texto acima e as medidas de proteção do patrimônio material utilizadas pelo Iphan como referência inicial, assinale a alternativa correta.

  • A O tombamento promove a demolição de bens culturais a fim de reformá-los e torná-los referência cultural nacional, sob vigilância do Iphan.
  • B A valoração do patrimônio cultural ferroviário reconhece a importância cultural de porções peculiares do território nacional, representativas do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores.
  • C A palavra tombo, significando reforma, começou a ser empregada pelo Arquivo Nacional português para ampliar uma das torres da muralha que protegia a cidade de Lisboa. Com o passar do tempo, o local passou a ser chamado de Torre do Tombo.
  • D Qualquer pessoa física ou jurídica poderá solicitar o tombamento de qualquer bem ao Iphan, bastando, para tanto, encaminhar correspondência à superintendência do Iphan em seu estado, à presidência do Iphan ou ao Ministério da Cultura.
  • E Sob a tutela do Iphan, os bens tombados contemplam patrimônio material e imaterial.

O patrimônio do Sesc-DF consiste em seis espaços culturais, sediados no Plano Piloto, em Taguatinga, no Gama e na Ceilândia. No que se refere a esses espaços culturais, assinale a alternativa correta.

  • A O teatro Sesc Garagem possui palco italiano.
  • B O teatro Sesc Newton Rossi possui palco elizabetano.
  • C O teatro Sesc Paulo Gracindo possui palco semiarena.
  • D O Espaço Cultural Ary Barroso é um teatro de bolso.
  • E O teatro Sesc Sílvio Barbato possui arquibancadas móveis.