Questões de Planejamento Estratégico (Engenharia de Produção)

Limpar Busca

Assinale a opção correta acerca da análise de decisão nas organizações.

  • A Os modelos de tomada de decisão forçam os decisores a tornarem implícitos seus objetivos e a armazenarem as diferentes decisões que influenciam na sua consecução.
  • B Os modelos de tomada de decisão mais utilizados na modelagem de situações gerenciais são os análogos, em que as grandezas são representadas por variáveis de decisão, e as relações entre essas variáveis, por expressões matemáticas.
  • C Embora o ambiente não afete a tomada de decisões, fatores como o tempo disponível e os decisores são fundamentais nos processos de tomada de decisão.
  • D A decisão sobre qual filial de uma organização deve ser fechada em um programa de redução de custos possivelmente afeta mais uma parte da organização que outra, aumentando o nível de complexidade do processo de tomada de decisão.
  • E No processo de tomada de decisão com informações do tipo estruturadas, nem todos os fatores relevantes do processo são conhecidos.

Em estratégias empresariais, diferentes metodologias são utilizadas para aumentar a eficiência produtiva, como a verticalização e a desverticalização da produção.


A verticalização pode ser uma estratégia adotada por empresas que desejam

  • A minimizar a dependência de processos de produção internos.
  • B reduzir custos por meio do controle direto da cadeia produtiva.
  • C aumentar a flexibilidade ao contar com fornecedores externos.
  • D diversificar os produtos terceirizando a maior parte da produção.
  • E melhorar a eficiência por meio da engenharia simultânea (know-how dos fornecedores).

    A estratégia de operação de uma empresa é fundamentada em algumas prioridades competitivas, responsáveis por conquistar clientes (Krajewski, L.; Ritzman, L.; Malhotra, M. Administração de produção e operações: conceitos e técnicas. São Paulo: Pearson, 2009)

     Uma fábrica de brinquedos permite que seus clientes configurem bonecas. Os clientes podem comprar diretamente pelo site escolhendo roupas, acessórios e características faciais, de acordo com suas preferências. As peças são fabricadas e um catálogo é disponibilizado para que os clientes escolham as opções desejadas. A personificação das bonecas é feita durante a montagem final, garantindo que cada brinquedo atenda as preferências individuais de cada criança.


Com base na descrição, a empresa de brinquedos está praticando qual estratégia de operações?

  • A Produção sob Encomenda 
  • B Personalização em Massa 
  • C Produção em Massa 
  • D Produção em Lote 

Em um cenário cada vez mais favorável a investimentos com elevados padrões ambientais, sociais e de governança, instituições de fomento podem desempenhar um papel importante ao promover projetos com relevante impacto socioambiental em benefício de todo o país. Para impulsionar esses investimentos, o Blended Finance é utilizado para desenvolver mercados e soluções financeiras alinhadas à Agenda 2030 da ONU.


Essas estruturas se baseiam no uso estratégico de

  • A capital privado, sem foco em impactos sociais ou ambientais.
  • B capital público apenas, garantindo retorno financeiro imediato.
  • C recursos próprios da empresa, sem envolver qualquer capital externo.
  • D capital catalítico para mitigar o risco dos projetos e atrair capital comercial.
  • E financiamento exclusivamente de organismos internacionais, sem considerar o mercado local.

Uma marca de motores A está buscando soluções para uma melhor competitividade com uma outra marca de motores B. O período de garantia dos motores A é de 90 dias, conforme o código de defesa do consumidor, porém, a marca dos motores B oferece 1 ano de garantia e isso tem atraído muitos consumidores, preocupando a marca A. Assim, um engenheiro de produção do setor de falhas e manutenção da marca A foi consultado e apresentou o gráfico de banheira do motor A com o número de falhas a cada 100 mil unidades produzidas, conforme a ilustração a seguir: 



Gráfico de banheira para o motor da marca A.

Número de falhas a cada 100 000 peças produzidas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Fonte: IFSP, 2024.


Sabendo que os processos, materiais e custos de produção são praticamente iguais entre as marcas e que o gráfico de banheira deve ser idêntico entre elas, das asserções a seguir qual apresenta a melhor estratégia para a marca A concorrer com a marca B?

  • A Conceder 180 dias de garantia para os motores da marca A, pois é garantido que apenas 10% dos motores apresenta defeito e isso seria o suficiente para competir com a marca B. 
  • B Oferecer mais de 4 anos de garantia, visto que é estabilizado o número de defeitos ocorridos a partir de um ano.
  • C Manter os 90 dias de garantia, uma vez em que a marca B não possui condições de oferecer garantia de um ano. 
  • D Oferecer 2 anos de garantia a mais que a marca do motor B, visto que, para esse período, o motor praticamente não oferecerá falhas adicionais.