Questões de Planejamento Estratégico (Engenharia de Produção)

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Indicador de desempenho logístico (KPI) é uma

  • A medida quantitativa ou qualitativa que avalia o grau de alcance de um objetivo ou meta da logística empresarial.
  • B ferramenta gráfica ou numérica que representa o estado atual ou histórico de um processo ou atividade da logística empresarial.
  • C variável crítica ou estratégica que influencia ou determina o resultado de um processo ou atividade da logística empresarial.
  • D norma ou padrão que define o nível desejado ou esperado de qualidade ou eficiência de um processo ou atividade da logística empresarial.
  • E metodologia ou técnica que permite analisar, monitorar ou melhorar um processo ou atividade da logística empresarial.

É correto afirmar que a matriz de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças contribui para registrar:

  • A a dinâmica entre fornecedores, fábrica e clientes.
  • B a situação atual da organização diante de perspectivas internas e externas e fatores positivos e negativos.
  • C estratégias pretendidas, deliberadas, não realizadas, emergentes e realizadas da organização.
  • D as escolas de estratégia adotadas pela organização e sua natureza prescritiva/descritiva.
  • E o atendimento aos cinco objetivos de desempenho da produção.

A força que NÃO faz parte do modelo de 5 forças de Porter é a:

  • A força de fornecedores.
  • B força de estratégia.
  • C força de concorrentes.
  • D força de clientes.
  • E força de entrantes potenciais.

Uma empresa se posiciona no mercado face a forças externas que irão afetar seu desempenho e a participação de mercado (market share) que ela consegue conquistar e manter. Essas forças externas são conhecidas em Planejamento Estratégico como as forças de Porter.

Essas forças externas, que servem de base para o planejamento estratégico, são:

  • A poder de barganha face a clientes e fornecedores, existência de produtos substitutos, intensidade da concorrência, taxas de câmbio e legislação trabalhista
  • B poder de barganha face a clientes e fornecedores, existência de produtos substitutos, intensidade da concorrência, taxas de câmbio, legislação trabalhista e legislação fiscal
  • C poder de barganha face a clientes e fornecedores, existência de produtos substitutos, intensidade da concorrência, barreiras de entrada de novos concorrentes e legislação trabalhista
  • D poder de barganha face a clientes e fornecedores, existência de produtos substitutos, intensidade da concorrência, barreiras de entrada de novos concorrentes, legislação trabalhista e legislação fiscal
  • E poder de barganha face a clientes e fornecedores, existência de produtos substitutos, intensidade da concorrência, barreiras de entrada de novos concorrentes e barreiras de saída do mercado.

Existem diversas perspectivas que podem ser adotadas na estratégia de produção e operações de uma organização. A análise de tais perspectivas de forma integrada propicia uma melhor compreensão das pressões que formam o conteúdo da estratégia. Analise as assertivas a seguir em relação às perspectivas para a estratégia de produção e operações de uma organização e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A perspectiva de cima para baixo, também conhecida como top-down, reflete o que toda organização quer fazer.
( ) A perspectiva de fora para dentro, também conhecida como outside-in, traduz a posição de mercado pretendida pela empresa para fornecer os objetivos necessários para as decisões de produção e operações.
( ) A perspectiva de baixo para cima, também conhecida como bottom-up, reflete os aprendizados da empresa obtido com as atividades do dia a dia para construir, cumulativamente ao longo do tempo, capacidades estratégicas.
( ) A perspectiva de dentro para fora, também conhecida como inside-out, é orientada a desenvolver recursos e processos para que a capacidades da empresa possam ser exploradas em seus mercados-alvo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – F – V.
  • B F – V – F – F.
  • C V – F – V – V.
  • D F – V – V – F.
  • E V – V – V – V.