Questões de Administração da Produção (Engenharia de Produção)

Limpar Busca

Qual é a principal diferença entre just-in-time e just-in-sequence?

  • A Just-in-time é uma técnica de gestão da produção, enquanto just-in-sequence é uma técnica de gestão do estoque.
  • B Just-in-time é uma técnica de gestão do estoque, enquanto just-in-sequence é uma técnica de gestão da produção.
  • C Just-in-time é uma técnica de gestão da produção que visa reduzir os estoques e os custos, enquanto just-in-sequence é uma técnica de gestão da produção que visa sincronizar a entrega dos componentes com a montagem dos produtos.
  • D Just-in-time é uma técnica de gestão da produção que visa aumentar a eficiência e a qualidade dos produtos, enquanto just-in-sequence é uma técnica de gestão da produção que visa adaptar a produção à demanda dos clientes.
  • E Just-in-time é uma técnica de gestão da produção que visa eliminar os desperdícios e melhorar os processos, enquanto just-in-sequence é uma técnica de gestão da produção que visa integrar os fornecedores e os distribuidores.

A análise de valor é uma das abordagens utilizadas na engenharia de operações e processos de produção que visa

  • A identificar e eliminar os custos desnecessários ou as atividades que não agregam valor aos produtos ou serviços.
  • B representar e analisar o comportamento dos sistemas produtivos sob diferentes condições, por meio da utilização de modelos matemáticos, computacionais ou físicos.
  • C definir e padronizar os melhores métodos para executar as tarefas nos sistemas produtivos, por meio da aplicação de técnicas como o estudo de tempos e movimentos, o diagrama de operações e o balanceamento de linhas.
  • D adaptar os sistemas produtivos às características físicas, psicológicas e sociais dos trabalhadores, por meio da aplicação de técnicas como a análise postural, a análise biomecânica e a análise cognitiva.
  • E indicar o volume máximo de produtos ou serviços que podem ser gerados pelos sistemas produtivos em um determinado período de tempo.

Existe uma estrutura ética de tomada de decisão que consiste em quatro etapas: identificar, avaliar, resolver e comunicar.
Trata-se do(a)

  • A Estrutura IERC
  • B Estrutura PLUS
  • C Modelo RIPS
  • D Modelo ÉTICA
  • E Modelo COMPLIANCE

O S&OP é um processo participativo, que reúne profissionais de diversas áreas, de dentro e de fora da empresa. Nas variantes mais maduras e evoluídas desse processo, há departamentos ou áreas funcionais de uma empresa e de sua cadeia de suprimentos que devem participar de todas as reuniões mensais de S&OP.
Considerando-se as variantes mais maduras de S&OP, devem participar de todas as reuniões mensais:

  • A Marketing, Vendas, Produção, Compras, Supply Chain/logística, Finanças, desenvolvimento de novos produtos, clientes-chave, fornecedores-chave
  • B Marketing, Vendas, Produção, Compras, Supply Chain/logística, desenvolvimento de novos produtos, fornecedores-chave
  • C Marketing, Vendas, Produção, Compras, Supply Chain/logística, desenvolvimento de novos produtos, clientes-chave, fornecedores-chave
  • D Vendas, Produção, Compras, Finanças, desenvolvimento de novos produtos, clientes-chave, fornecedores-chave
  • E Vendas, Produção, Compras, Supply Chain/logística, Finanças, desenvolvimento de novos produtos, clientes-chave