Uma marca de motores A está buscando soluções para uma melhor competitividade com uma outra marca de motores B. O período de garantia dos motores A é de 90 dias, conforme o código de defesa do consumidor, porém, a marca dos motores B oferece 1 ano de garantia e isso tem atraído muitos consumidores, preocupando a marca A. Assim, um engenheiro de produção do setor de falhas e manutenção da marca A foi consultado e apresentou o gráfico de banheira do motor A com o número de falhas a cada 100 mil unidades produzidas, conforme a ilustração a seguir:
Gráfico de banheira para o motor da marca A.
Número de falhas a cada 100 000 peças produzidas
Fonte: IFSP, 2024.
- A Conceder 180 dias de garantia para os motores da marca A, pois é garantido que apenas 10% dos motores apresenta defeito e isso seria o suficiente para competir com a marca B.
- B Oferecer mais de 4 anos de garantia, visto que é estabilizado o número de defeitos ocorridos a partir de um ano.
- C Manter os 90 dias de garantia, uma vez em que a marca B não possui condições de oferecer garantia de um ano.
- D Oferecer 2 anos de garantia a mais que a marca do motor B, visto que, para esse período, o motor praticamente não oferecerá falhas adicionais.