Questões de Planejamento e Controle de Obras (Engenharia Civil) Página 6

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O gerenciamento de uma obra compreende uma série de atividades, que pertencem a diferentes níveis hierárquicos.

Assinale a opção que relaciona tais níveis na ordem cronológica em que são executados.

  • A planejamento, programação, acompanhamento e controle.
  • B planejamento, programação, controle e acompanhamento.
  • C planejamento, controle, programação e acompanhamento.
  • D programação, planejamento, acompanhamento e controle.
  • E programação, planejamento, controle e acompanhamento.

Os quantitativos levantados para o orçamento de uma obra devem ser medidos em uma unidade adequada ao tipo de serviço que está sendo executado.

Assinale a opção que indica dois tipos de serviço que são medidos em unidades de área.

  • A aterro e limpeza.
  • B tubulação e aterro.
  • C limpeza e tubulação.
  • D alvenaria e limpeza.
  • E concreto e alvenaria.

Em um projeto de construção de uma rodovia, o planejamento das atividades foi realizado por meio de uma rede PERT/CPM, conforme descrito na tabela a seguir.
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Considerando as durações das atividades e as dependências entre elas, e sabendo que o cedo do evento inicial é nulo, a folga total da atividade C é igual a:

  • A 3 dias;
  • B 4 dias;
  • C 5 dias;
  • D 6 dias;
  • E 7 dias.

Um engenheiro precisa calcular o custo unitário para executar o serviço de preparo, lançamento e aplicação de 1 m3 de concreto de 30 Mpa para execução de um reator de uma estação de tratamento de água. Para execução desse volume, foram apropriados os consumos de equipamento, material e mão de obra da tabela a seguir.


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Os custos desses insumos, incluindo os encargos sociais de mão de obra, são:

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Considerando que o BDI será nulo, o custo unitário total desse serviço, incluindo equipamentos, materiais e mão de obra, é

  • A R$ 270,00;
  • B R$ 355,21;
  • C R$ 440,42;
  • D R$ 710,42;
  • E R$ 728,42.

No contexto da elaboração de Estudos de Viabilidade Técnico-Econômica-Ambiental (EVTEA) de rodovias, conforme diretrizes estabelecidas pela Publicação IPR-726 do DNIT, a análise de custos desempenha um papel fundamental na comparação entre diferentes alternativas de projeto. Um dos desafios dessa fase é garantir que os custos sejam devidamente estimados, considerando fatores técnicos, operacionais e ambientais.
Diante desse cenário, de acordo com essa publicação, considera-se que:

  • A o custo de construção deve levar em conta a emissão de dióxido de carbono equivalente (CO₂e) dos veículos de passageiros ao longo da fase de operação;
  • B os investimentos em obras temporárias para manutenção do tráfego durante a construção são classificados nos custos de infraestrutura operacional da rodovia;
  • C os custos de manutenção são estimados com base nos valores médios publicados pelos fabricantes dos veículos, assegurando maior precisão nos cálculos;
  • D o custo de conservação abrange os serviços de rotina e na pista de rolamento, com previsão de execução dentro de um horizonte geralmente fixado entre 10 e 20 anos;
  • E a metodologia HCM (Highway Capacity Manual) pode ser utilizada para o cálculo do custo de operação dos veículos, fornecendo parâmetros de desempenho do tráfego rodoviário.