Questões de Período Colonial: produção de riqueza e escravismo (História) Página 8

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O quilombo traz, como experiência, a presença de tecnologias e da cosmovisão africana na sua formação, durante o escravismo, e nas suas práticas de resistência. O jongo, manifestação que surge nas fazendas cafeeiras durante o século XIX, também estabelece essa relação. A representação do quilombo, como território que reorganizou as práticas africanas no Brasil associadas à resiliência, e do jongo, como filosofia de vida e prática organizada a partir de códigos trazidos do continente africano, seguem a linha de compreensão da formação da diáspora africana a partir da epistemologia da ancestralidade.

(Oliveira, 2009.)


Mostrar a presença das tecnologias africanas e afrodescendentes no Brasil implica, entre outros fatores: 

  • A No rompimento das noções de relativismo cultural muitas vezes institucionalizado e divulgado pelo Brasil.
  • B Em contrapor-se a visão segundo a qual a população negra não detinha conhecimentos sofisticados e próprios.
  • C Em excluir de vez as teorias que denotam as comunidades tradicionais africanas como “atrasadas” e “selvagens”.
  • D Na crença de uma perspectiva diferenciada que visa salientar a complexidade das tecnologias europeias em contraposição aos rudimentos africanos.

O ciclo do ouro em Minas Gerais, que teve seu auge no século XVIII, não apenas impulsionou a economia da região, mas também deixou um legado cultural e arquitetônico significativo. A exploração do ouro propiciou:

  • A A criação de um mercado interno dinâmico, com o surgimento de cidades como Ouro Preto e Mariana, que se tornaram centros de comércio e cultura.
  • B O desenvolvimento de uma sociedade urbana sofisticada, com a construção de igrejas barrocas, casarões coloniais e obras de arte sacra.
  • C A formação de uma elite intelectual e artística, com a criação de academias literárias, escolas de música e teatros.
  • D O surgimento de uma identidade regional própria, marcada pela influência da cultura africana e indígena na culinária, nas festas populares e nas tradições religiosas.

O tropeirismo, atividade econômica fundamental em Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX, caracterizou-se por:

  • A Transportar mercadorias e gado entre as regiões mineradoras e os portos do litoral, utilizando tropas de mulas e cavalos.
  • B Realizar expedições de exploração e conquista de novas terras no interior do Brasil, em busca de ouro, pedras preciosas e indígenas para escravizar.
  • C Organizar caravanas de comerciantes e artesãos que percorriam as cidades e vilas, vendendo seus produtos e divulgando suas técnicas.
  • D Estabelecer rotas comerciais fluviais entre Minas Gerais e outras regiões do país, utilizando barcos e canoas para transportar mercadorias.

A mineração, como já mencionado, foi uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil colonial, em particular na Capitania de Minas Gerais. Segundo Paiva (2002), foi nesse contexto que as populações africanas introduziram técnicas diversas nos processos de mineração, trazendo ao Brasil tecnologias como canoas (tradicionalmente feitas de madeira, rasas e medindo de dois a três palmos de diâmetro) e bateias, recipientes de couro de boi, cuja função é reter o ouro.

(Paiva, 2002.)


A despeito dessa importância histórica e da significativa presença de tecnologias e conhecimentos africanos e afrodescendentes na atualidade, os estudos do tema ainda são relativamente escassos. Em relação ao escopo tecnológico africano: 

  • A Os saberes são amplos e diversificados, excetuando apenas áreas como matemática e medicina.
  • B Existe uma grande impossibilidade de comprovar de fato a sua origem, pois toda tradição era passada pelos griôs apenas oralmente.
  • C Os estudos apontam que os portugueses já usufruíam de técnicas africanas na fabricação de azulejos e vidros, originários especificamente na África.
  • D Pesquisas evidenciam a presença de conhecimentos africanos nas construções coloniais e imperiais, tais como o pau-a-pique, o pilão de taipa e a cantaria.

A abolição da escravatura no Brasil foi formalizada pela Lei Áurea em 1888. Quem foi o/a principal responsável pela assinatura dessa lei?

  • A Princesa Isabel.
  • B Dom Pedro I.
  • C Getúlio Vargas.
  • D Juscelino Kubitschek.