Questões de Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889 (História)

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Sobre a legislação abolicionista brasileira, relacione a coluna 1 com a coluna 2.


Coluna 1

(1)Lei dos Sexagenários.

(2)Lei do Ventre Livre.

(3)Lei Áurea.


Coluna 2

( )Determinou a libertação de todos os filhos nascidos de mulheres escravizadas a partir de sua promulgação.

( )Decretou a abolição completa e imediata da escravidão.

( )Dava liberdade aos escravizados que tivessem mais de 60 anos de idade.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 2, 3, 1.
  • B 1, 3, 2.
  • C 1, 2, 3.
  • D 2, 1, 3.
São considerados processos que estão na base da crise do Segundo Império no Brasil e estímulos para a propagação dos ideais republicanos:
  • A A Questão Social; A Questão Sanitária, A Abolição da Escravatura;
  • B A Questão Religiosa; A Questão Militar; A Abolição do Trabalho Escravo;
  • C A Questão da Lei de Terras; A Questão Indígena; A Abolição;
  • D A Questão Marítima; A Questão Religiosa; A Questão Territorial;
  • E A Abolição; A Questão Política; A Questão Ambiental.
Assinale a alternativa que está relacionada ao Segundo Reinado:
  • A Nesta fase, a população, de modo geral, estava satisfeita com a forma como o príncipe regente comandava o país, e não houve manifestações ou propostas contra o seu governo.
  • B Durante o Segundo Reinado houve um aumento da participação popular na decisão dos rumos tomados pelo país, permitindo que o cenário político fosse marcado pela estabilidade.
  • C Nesse momento pode-se perceber o desenvolvimento de uma classe média, que era responsável por intermediar as relações entre os grupos que ocupavam o topo e a base da hierarquia social.
  • D A melhora da economia, derivada principalmente das fartas colheitas, da crescente valorização do café no mercado internacional e da consequente alta no valor das ações das empresas existentes nesse período, ajudam a explicar o fato de o movimento republicano não ter representado uma séria ameaça à Monarquia.

A bandeira de um país é um símbolo que o representa. Diversas bandeiras foram usadas de maneira não oficial no Brasil, até que depois da independência foi criada a primeira bandeira oficial do país. Atualmente, a bandeira do Brasil é composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, em letras maiúsculas verdes. O Brasil adotou oficialmente este projeto para sua bandeira nacional em 19 de novembro de 1889, substituindo a bandeira do Império do Brasil. Sobre esse tema, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

  • A O lema “Ordem e Progresso” é inspirado pelo lema do positivismo de Auguste Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”, em versão traduzida do francês.
  • B As estrelas, cuja posição na bandeira refletem o céu visto na capital Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, representam as Unidades Federativas - cada estrela representa um Estado específico, além do Distrito Federal.
  • C Em 19 de novembro de 1889 havia 15 estrelas na bandeira do Brasil, pois representavam as 15 capitanias hereditárias e seus 12 donatários (uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções). O número de estrelas da Bandeira do Brasil foi atualizado apenas em 1988, com a Constituição, na atual configuração em Estados.
  • D A bandeira é um dos símbolos nacionais brasileiros, ao lado do Laço Nacional, do Selo Nacional, do Brasão de Armas e do Hino Nacional.
Considere as afirmações abaixo sobre as duas décadas finais da Monarquia no Brasil (1870-1889) e após assinale a alternativa correspondente:
I- O período de crise da economia brasileira levou as elites a repensarem a continuidade do regime monárquico. II- Com a abolição da escravidão e a consequente adoção da mão de obra dos imigrantes europeus e norte-americanos (em menor número) a sociedade brasileira foi modificando sua configuração. Vários núcleos urbanos foram se estruturando, e esse desenvolvimento das cidades proporcionou uma evolução no que diz respeito à formação do pensamento da intelectualidade, fazendo crescer o interesse em relação aos rumos que tomavam a economia, a política e a sociedade brasileira de modo geral. III- Parte do percentual dessa modificação ocorrida na vida intelectual dos brasileiros é devida ao sistema de ensino predominante da época, praticada pelo clero católico.
  • A Todas as afirmações estão corretas.
  • B Nenhuma das afirmações está correta.
  • C A primeira afirmação está incorreta e a segunda e a terceira afirmações estão corretas.
  • D A primeira afirmação está correta e a segunda e a terceira afirmações estão incorretas.